In Pessoal
A sua empresa está a construir uma história de sucesso? Sabia que é possível ensinar a liderar pessoas através de narrativas? Ricardo Vargas, CEO da Consulting House, abriu as portas da consultora e a Pessoal quis saber quais os casos de sucesso que nos podiam contar, Estivemos assim à conversa com lsabel Padinha, Country Manager da Vorwerk Portugal e Susana Alfaia, Diretora RH da Mondelez Portugal, e ficámos a saber que a Consulting House é pioneira num processo de formação que tem vindo a ganhar dimensão em Portugal.
O ser humano estabelece ligações interpessoais através do ato de contar histórias. Atualmente, o storytellìng (entenda-se por ato de contar uma história) está presente em diversas organizações, como um mecanismo estratégico para alcançar metas. Em Portugal existem várias empresas que desenvolvem esta técnica, mas foi na Consulting House, através do “Construir uma História de Sucesso”, que encontrámos dois exemplos bem sucedidos- o da Mondelez Portugal e da Vorwerk Portugal. O “Construir uma História de Sucesso” é um processo para alinhar as pessoas com a estratégia da empresa. Pode ser usado para desenvolver o espírito de equipa, melhorar a performance, aumentar o dinamismo comercial, implementar estratégias ambiciosas, facilitar mudanças em curso, lidar com a crise, fusões, aquisições e restruturações. E também é lúdico. As pessoas divertem- -se e emocionam-se enquanto melhoram a empresa e os seus resultados. No fundo, gera uma cultura de sucesso, com a definição específica de cada empresa.
Storytelling Leadership: Uma história de sucesso
A Consulting House, ao longo dos últimos cinco anos, desenvolveu um processo que garante resultados. Este processo inclui metodologias testadas e aprovadas com vários clientes: palestras,workshops , fixação de narrativas, formação e coaching em Storytelling Leadership.
No entendimento de Ricardo Vargas, CEO da Consulting House, com este procedimento é ensinado aos líderes “a utilizar as narrativas como forma de dinamização de equipas”, explicando, que “se você mostrar um slide com números, ninguém se lembra passados cinco minutos. Se contar uma história poderosa, toda a gente se lembra passados cinco anos. Mas mais importante do que contar uma história é saber como construí-la. Os Lideres constroem narrativas poderosas que entusiasmam as equipas para atingir objectivos. E nós sabemos como ensinar pessoas a construir histórias de sucesso com a sua equipa. Daí o título do processo.” Na opinião de Isabel Padinha, Country Manager da Vorwerk Portugal (a marca da famosa Bimby): “Sempre que uma história do livro é usada por um líder numa reunião, seja como abertura, fecho ou tema, a atenção prende-se de imediato, pois trata-se de algo que vai trazer ou reforçar a aprendizagem. O facto de todos saberem que a história é verdadeira, reforça o interesse dos participantes.
Feedback Positivo
Uma boa história costuma ser interativa, visual, é capaz de despertar emoções, usa diálogo realista, é apelativa a nível dos sentidos, tem um personagem com o qual o público se identifica e tem um conflito facilmente identificado e que é resolvido. Susana Alfaia, Diretora RH da Mondelez Portugal, descreve que este processo “é um momento único de partilha que criou momentos intensos de emoção (positiva). Apesar dos nossos receios iniciais, foi muito fácil fazer com que todos partilhassem a sua história positiva e inspiradora, e afinal cada um de nós tinha muito para contar. Este evento perdurará nas nossas mentes como um momento de viragem, um momento em que juntos percebemos que era possível sonhar e fazer acontecer” “O processo é extremamente envolvente, pois enquanto um conta a história, toda a equipa fica atenta na descoberta do outro e de um final, desejadamente feliz. A equipa descobre que as histórias são uma forma de envolver, aproximar, despertar o interesse e são um meio de aprendizagem eficaz, justifica Isabel Padinha. Não só o feedback é positivo, como os próprios resultados têm impacto directo no quotidiano da organização.
Susana Alfaia identifica como resultado: “Mais proximidade entre as pessoas das diferentes áreas e departamentos da empresa mais autenticidade e um espírito muito mais optimista e empreendedor”. Para Isabel Padinha, o resultado foi “a perceção da equipa de que as histórias são uma lição de vida e, sejam elas de sucesso, de persistência, de liderança, de caminhada, etc., acontecem na vida real e que cada um é autor de uma história qualquer na sua própria história de vida.” No entanto, a DRH da Mondelez Portugal, define que o sucesso deste processo é uma responsabilidade do CEO da Consulting House, dado que “o Ricardo tem uma capacidade invulgar de cativar, entusiasmar e motivar quem o ouve. Tem uma abordagem arrojada e clara, mas ao mesmo tempo divertida e simples, o que lhe permite chegar a diferentes níveis de audiência e sempre com nível elevado de sucesso. Podemos dizer que é um comunicador “fora de série”.
História que se perpetuam em livros
No final as narrativas são compiladas num livro, porque, “a fixação de narrativas permite modelar o futuro da empresa enquanto regista a sua história”, sustenta Ricardo Vargas. “O resultado do evento, compilado num livro de histórias (Ingredientes para o dia-a-dia – Receitas de Sucesso), tem um impacto muito emocional. A equipa percebe que tem nas mãos algo intemporal, diversificado, com mensagens muito impactantes que podem ser usadas em diversos momentos. Para além disso, todas as mensagens acabam por ter uma identificação comum, pois os participantes abraçam o mesmo desafio na empresa, logo unem as equipas de forma muito positiva”, justifica a Country Manager da Vorwerk Portugal. Já Susana Alfaia diz que “há um sentimento de orgulho e pertença, quando presenteamos cada membro de equipa com as nossas melhores histórias em livro, ao qual atribuímos o titulo: As nossas Histórias para Ler e Inspirar.”