25 Agosto, 2020
Posted in Imprensa
28 Maio, 2020 Nicole Eifler

O que é preciso para ser um bom speaker?

Vai falar num congresso? Na trimestral da sua empresa? Num evento para os seus clientes? Num evento de marketing ou qualquer outro âmbito de Public Speaking? Já viu os speakers profissionais, que parecem falar para grandes audiências como se não fosse mais nada do que uma conversa com o vizinho, mas sabe que tão fácil não pode ser? Quer criar impacto na audiência, mas não tem a certeza como conseguir isto? Aqui vão 6 dicas para a sua próxima actuação.

 

 

 

1. Fale sobre algo que sabe de cor. Se escolher um tema sobre que sabe muito e sobre qual já falou n vezes em contextos diferentes, vai facilitar-lhe o seu desempenho neste âmbito. Uma vez que não precisa de forçar a sua memória para recordar todos os detalhes do tema, vai sentir maior capacidade cognitiva para pensar sobre a melhor formulação da sua ideia.

 

2. Partilhe a sua experiência. Quando falamos sobre a nossa experiência dentro do assunto apresentado, estamos a contar uma história – a nossa história. As pessoas adoram histórias, especialmente quando as ouvem em primeira mão. Falar da nossa experiência torna o tema mais concreto, imaginável e replicável. Ao mesmo tempo o speaker ganha credibilidade, porque não apenas fala da teoria mas comprova que é especialista nesta área.

 

3. Mostre a sua paixão. Emoções são contagiosas. Para inspirar e comover a sua audiência o próprio speaker tem que ser inspirado e comovido pelo assunto em primeiro lugar. Descubra a sua paixão pelo tema e não tenha receio de demonstrar esta paixão no palco. É isso que cria impacto.

 

4. Torne o conteúdo relevante para sua audiência. O seu discurso pode ser bem desenvolvido e bem apresentado, mas se não for relevante para a audiência vai perder a sua atenção depois das primeiras frases. Dê exemplos que estejam ligados à vida da sua audiência e em que as pessoas se reconheçam. Assim torna o seu discurso interessante para eles.

 

5. Prepare a sua mensagem. Benjamin Franklin disse: “Falhar em preparar-se é preparar-se para falhar.” Nos speakers profissionais a actuação parece muito fácil, porque têm anos e anos de prática. É como em qualquer outra profissão: Quando o desempenho parece fácil e simples há muito treino por trás. Preparar-se para um discurso não inclui apenas a construção do discurso, mas também o treino em voz alta antes do evento.

 

6. Procure feedback. Identifique uma ou duas pessoas da sua confiança que vão estar presentes na audiência e peça-lhes para tomarem notas sobre o seu desempenho para depois lhe darem feedback. Muitas vezes não temos consciência sobre as nossas bengalas ou pequenas coisas que podemos melhorar. É preciso um olhar de fora para identificar estes pormenores. E é o trabalho nestes pormenores que nos faz crescer.

 

Desenvolva as suas speaking skills com suporte profissional. Os consultores da Consulting House são speakers profissionais que partilham a sua experiência e todas as pequenas dicas importantes para torná-lo(a) perito(a) em public speaking.

Artigo originalmente publicado a 1 de Maio de 2014

 

Outras Sugestões

Free eBook - Pandemic Lessons for Top Management Teams