30 Novembro, 2018
Posted in Blog
23 Agosto, 2017 Consulting House

Troque as voltas ao stress

 

De acordo com números apresentados pela American Psychological Association (APA) em 2009, 69% dos colaboradores viam o trabalho como uma fonte de stress e grande parte reportava que durante o dia normal de trabalho era comum sentirem tensão e stress. Em 2014, a revista “TIME” apresentou dados da APA que revelaram que o stress no local de trabalho custa 300 biliões de dólares às empresas americanas. Esta não é uma boa notícia para as empresas, e muito menos para as suas pessoas. Como consequência, as empresas perdem rentabilidade e produtividade e as pessoas vêm a sua saúde física e mental debilitada.

 

 

 

 

Ao longo dos anos muitas foram as investigações levadas a cabo pela comunidade científica, a fim de encontrar formas de lidar com o stress. As mais conhecidas e as que são mais “fáceis” de colocar em prática são a prática de exercício físico, uma alimentação saudável e equilibrada, dormir o suficiente para repor energias, partilhar preocupações com outrem, etc.

 

Parte da mudança deve e tem de ser feita no contexto do local de trabalho. Ao gerir o seu tempo de forma eficaz está a gerir também o seu nível de stress e ansiedade em relação ao seu trabalho. Alguns dos princípios que temos para lhe transmitir – resultantes da nossa formação results@work – são os seguintes:

  • Trace objectivos realistas. Ao delinear objectivos demasiado ambiciosos está a colocar muita tensão sobre si mesmo. Tenha em conta o tempo que tem disponível para se dedicar à persecução dos seus objectivos, reflicta sobre a sua probabilidade de concretização, o seu próprio nível de motivação e comprometimento, etc.
  • Planeie o seu dia. Identifique as tarefas que tem a realizar (depois de as priorizar), reparta-as em passos, e agende-as no seu calendário. Ao olhar para o seu calendário e ao ver as suas tarefas devidamente agendadas no tempo, vai ter a sensação de “afinal vou conseguir fazer tudo”, isto tranquilizá-lo-á. Não se esqueça de agendar também tempo para si.
  • Reveja sempre o seu trabalho. O controlo de qualidade do seu trabalho é importante e irá reduzir o seu nível de stress e preocupação com potenciais falhas que possam ocorrer.
  • Não abdique do seu tempo com facilidade. Se solicitarem a sua ajuda para tarefas que não estão directamente ligadas à sua função e para as quais não tem tempo, sem se prejudicar a si próprio, aprenda a dizer “não”.
  • Faça primeiro as tarefas que gosta menos. É natural preferir dedicar mais tempo às tarefas que mais gosta deixando aquelas que lhe dão menos prazer para último. O facto é que mesmo as tarefas que não lhe dizem nada têm de ser feitas. Por isso, comece o seu dia por aí, em vez de andar aborrecido com o pensamento das coisas desagradáveis que ainda tem para fazer.
  • Faça a gestão do seu e-mail de forma eficiente. O fundamental é que não se deixe “escravizar” pelo seu correio electrónico e que aprenda a não “stressar” sempre que tem a sua inbox com 80 mensagens.
  • Evite interrupções quando não tem tempo. Ir socializar com os colegas é importante para aliviar a tensão, mas quando tem de entregar um relatório às 16h00 pode não ser a melhor opção. Além disso, sempre que interrompe o seu trabalho, vai perder mais tempo a retomar o raciocínio.
  • Implemente a política de clean desk. Em cima da sua secretária necessita apenas de ter os materiais exigidos para realizar o seu trabalho, nada mais.

 

Este é também um processo de auto-conhecimento. Apenas estamos aptos a “trocar as voltas ao stress” uma vez que identificadas as suas principais fontes de stress dentro da empresa e quando nos sentirmos responsáveis pela melhoria do nosso próprio estado.

 

Não deixe que o stress seja um factor limitador da performance das pessoas da sua empresa.

Outras Sugestões

,
Free content - Skills for the Future of Life