2 Outubro, 2018
Posted in Imprensa
1 Outubro, 2013 Nicole Eifler

Sabia que possui um império?

Quando ouve a expressão império de negócios, que imagens lhe vêm à cabeça?

 

Vou tentar adivinhar: logos e nomes de empresas multinacionais como Microsoft, Apple, McDonalds, Burger King, L’Oreal, Levi Strauss, Nike, e-bay ou IKEA. Estou certa?

 

O que têm todas estas empresas em comum? Todas são impérios. Mas têm ainda outra coisa em comum: o seu sucesso. Estas empresas estão no mercado há décadas. Nenhuma crise as prejudica, crescem e crescem assim como o reconhecimento das suas marcas. De onde vem todo este sucesso?

 

Em primeiro lugar, todos os “donos do império” pensam em grande escala. Para eles, tudo é possível. A Apple lança os gadgets electrónicos cada vez mais finos e mais extraordinários. A McDonalds tem todos os anos um hambúrguer ainda mais crocante e saudável que os anteriores e a IKEA conquista cada vez mais mercados. Não há limites – tudo é possível, se pensarmos em grande.

 

Em segundo lugar, os donos do império sabem como vender os seus impérios. As suas marcas são reconhecidas por todos, desde crianças a idosos, desde amas até ao Papa. Porquê? Porque os donos do império comunicam muito claramente o que representam as suas marcas. O e-bay fá-lo: “Buy it. Sell it. Love it!”e a L’Oreal também: “Porque eu mereço!”. Até o Barack Obama tem uma declaração de marca:“Yes, we can!” – é uma mensagem principal poderosa que fica na nossa cabeça.

 

Então, uma declaração de marca poderosa e um “pensar em grande” são factores de sucesso destes impérios.

 

O nosso entendimento da palavra império está geralmente ligado a estas grandes empresas que “abraçam” o mundo. Mas, se investigarmos a definição básica do termo império, abrimos uma nova perspectiva. Se consultar o seu dicionário, encontrará o seguinte: um império é “uma esfera extensa de actividades controladas por uma pessoa”.

 

Vamos debruçar-nos nesta definição: cada um de nós controla o conjunto das suas próprias actividades e competências, certo? Este conjunto de competências é, de acordo com a definição, o nosso império. Ou seja, cada um de nós detém um império.

 

Os meus parabéns! Acabou de ser promovido(a) para a posição de todos os Steve Jobs e Bill Gates deste mundo! É dono(a) de um império! Como se sente? É óptimo, não é? Agora deixe-me perguntar-lhe: como é que esta promoção vai mudar a sua vida? Passou a ser o representante de um império, com certeza já está a pensar num plano de marketing e expansão! 🙂

 

Sem brincadeiras: qual será a sua declaração de marca? A declaração de Barack Obama é: ” Yes, we can!” Será a sua: “O técnico de IT com energia sem fios!”, ou “O especialista de marketing, que cria crescimento!” ou será: “O researcher, que garante à sua empresa as próximas cinco patentes”. Qual será a sua mensagem principal?

 

E até onde irá, se pensar em grande? Vai finalmente aceitar a oferta de emprego e trabalhar em Espanha por um ano? Vai, afinal, candidatar-se à posição de chefia na sua empresa? Ou vai iniciar a pós-graduação com que sonhou nos últimos 3 anos? Pense nisso. Pense em grande!

 

Se estamos a falar nos impérios de negócios ou no império de MIM, as regras para o sucesso são as mesmas. Se se vender bem e acreditar que tudo é possível, abre as portas para o universo. Seja tão ousado quanto Steve Jobs e diga: quero deixar uma marca no universo.

 

Outras Sugestões

Free content - Skills for the Future of Life