25 Setembro, 2017
Posted in Imprensa
25 Junho, 2020 Amie Gavinho

Instrumentos de Avaliação Psicológica – Tomar Decisões com base em Dados

 

Com que frequência usa instrumentos de avaliação psicológica na sua organização? (Por exemplo, para propósitos de recrutamento e selecção, avaliação de competências para propósitos de formação e desenvolvimento ou avaliação de satisfação de empregados)

  • Às vezes
  • Quando considerado necessário – em parceria com companhias externas que se especializam neste domínio.
  • Sempre que pensamos ser útil
  • Nunca

 

 

 

É justo dizer que aqueles que são responsáveis pela gestão de pessoas nas empresas querem fazer as melhores decisões possíveis no que toca ao seu bem mais precioso – os seus empregados?

 

Olhemos para a função desses responsáveis pela gestão de pessoas: Adquirir, desenvolver e reter o talento alinhado com as necessidades da empresa e da estratégia global. Parece bastante simples, certo? Talvez, mas não necessariamente uma tarefa fácil.

 

As exigências sobre esses preocupados com a gestão de pessoas estão também a crescer e a tornar-se cada vez mais desafiantes. A estas pessoas é pedido que providenciem as melhores condições de trabalho possíveis aos seus empregados, assegurarem altos níveis de satisfação ao mesmo tempo que lidam com restrições financeiras maiores. Por outro lado, os empregados estão também a tornar-se exigentes na sua procura pelo balanço entre vida profissional e pessoal, autodesenvolvimento e compensação financeira que vá ao encontro das suas expectativas.

 

Então como podem os responsáveis por gerir pessoas assegurar esta tarefa complexa?

 

Nos nossos dias, reconhecemos a importância de tomar decisões com base em dados. Portanto, quaisquer instrumentos de custo eficazes que contribuem para uma gestão de pessoas mais eficaz são uma vantagem. É aqui que instrumentos de avaliação psicológica podem ajudar.

 

Na sua empresa usa instrumentos de avaliação durante o processo de recrutamento e selecção? Quando foi a última vez que avaliou o nível de satisfação dos seus empregados com um questionário científico válido? No que toca ao desenvolvimento dos empregados usa instrumentos de psicologia para determinar os níveis de competências correntes e avaliar o gap entre o nível existente e o ideal?

 

Tal como um médico usa exames médicos para diagnosticar sintomas físicos, aqueles que estudam e analisam o comportamento humano podem usar instrumentos psicológicos para avaliar sintomas existentes num sistema disfuncional ou para medidas preventivas.

 

Por exemplo, o instrumento validado de psicologia Reiss Motivation Profile® pode ajudar gestores de pessoas a perceber quais os verdadeiros valores e motivações dos seus empregados. Esta ferramenta pode ser usada para diversos propósitos, tais como ajudar a determinar quem aspira a uma posição de liderança ou apoiar na gestão da equipa ao providenciar um relatório determinando das necessidades básicas e motivações de cada individuo proporcionando a cada membro da equipa uma perspectiva para melhor compreender e comunicar uns com os outros.

 

Podemos facilitar o crescimento e prosperidade das suas pessoas e da sua empresa como um todo.

Artigo originalmente publicado a 7 de Junho de 2018.

 

Outras Sugestões