Basta colocar no motor de busca “What do Successful People do?” e o Google devolve cerca de 195 000 000 resultados. Artigos científicos, artigos de opinião, estudos realizados, dados estatísticos, histórias pessoais e listagens intermináveis que descrevem as características e os comportamentos de pessoas de Sucesso!
Infelizmente, não existe uma receita milagrosa nem uma fórmula matemática que garanta Sucesso em 100% das situações.
O próprio conceito de sucesso é individual – uma pessoa pode considerar-se bem-sucedida e aos olhos de outro indivíduo pode não existir este reconhecimento.
Ainda assim, é provável que concordemos que o nosso sucesso se associe ao atingimento dos nossos resultados e à nossa satisfação (na realização de uma tarefa, ocupação ou numa área da nossa vida que nos é relevante).
Como é que há pessoas que conseguem fazer isto? Ser bem-sucedidas?
Apesar da inexistência da receita milagrosa ou fórmula matemática tem-se desenvolvido ao longo dos anos um conhecimento aprofundado desta temática do Sucesso e reconhece-se que existem directrizes que podem auxiliar as pessoas a alcançar este estado.
Se fosse mais eficaz e feliz na sua vida pessoal e privada considerar-se-ia bem-sucedido(a)? Quão útil seria para si e as pessoas que lhe rodeiam aprender e implementar estratégias que garantem uma maior auto-eficácia e maior satisfação de vida?
Aquilo que distingue uma pessoa bem-sucedida de outra menos bem-sucedida relaciona-se com aquilo que faz. Aquilo que fazemos, isto é o nosso comportamento relaciona-se com aquilo que pensamos e aquilo que sentimos.
Até aqui não devo ter dito nada de novo. O mais difícil centra-se na implementação. É lógico que para alcançar o sucesso é preciso ter emoções, pensamentos e comportamentos alinhados com aquilo que pretendemos alcançar.
Estes três elementos são chave, o nosso auto conhecimento e influência sobre estes elementos são determinantes.
Responda SIM ou NÃO às questões que lhe coloco abaixo:
1. Acredito em mim?
2. Tenho consciência sobre as minhas emoções e pensamentos?
3. Defino e escrevo regularmente os meus objectivos SMART?
4. Sou capaz de retirar valor/significado mesmo de tarefas que não me agradam?
5. Rodeio-me de lembretes visuais inspiradores?
6. Cumpro sempre com aquilo com que me comprometo?
7. Celebro sempre as minhas vitórias?
8. Vejo sempre o copo meio cheio?
Subjacente às oito questões existe uma estratégia útil para si no que diz respeito ao seu sucesso.
Se respondeu sim a todas as questões: Parabéns! Já está a utilizar algumas das estratégias. Se hesitou nalguma, não desanime. A maior parte de nós até sabe quais são algumas das estratégias mas temos maior dificuldade com a implementação continuada no dia-a-dia.
A Consulting House disponibiliza um programa de desenvolvimento pessoal de Sucesso! Este programa (com uma componente de e-learning) consolida mais de 10 anos de investigação na área da Psicologia incidindo na aplicação e conjugação de três tipos de estratégias (cognitivas, emocionais e comportamentais). Estratégias estas, que estão na base do sucesso das pessoas de sucesso. Curioso(a)?
Outras Sugestões

