1 Outubro, 2013
Posted in Blog
25 Janeiro, 2019 Melany Colmenero

Elimine toxinas: seja um líder purificador

Como é o ambiente da sua empresa? É fácil respirar? Ou sente que algumas toxinas pairam no ar?

 

Tal como as pessoas, as organizações podem ser vítimas de toxicidade e morrerem envenenadas. Estas toxinas podem partir de várias fontes, desde os clientes aos colaboradores, estando a maior parte relacionada com o comportamento de quem as gere, os chamados… Líderes Tóxicos.

 

 

Segundo Frost (2004) existem 7 causas para um ambiente tóxico:

 

  1. Intencionalidade: Chefias que de forma consciente perseguem, ameaçam ou fazem os outros se sentirem inferiores.
  2. Incompetência: Quando as chefias não sabem reconhecer o impacto emocional das suas acções nos colaboradores.
  3. Infidelidade: Se as chefias não são consideradas confiáveis por parte dos colaboradores. Incoerência em determinadas situações ou quebras de confidencialidade podem ser umas das causas.
  4. Insensibilidade: Chefias que não têm consideração pelas emoções dos outros, focados em fazer críticas e que não sabem fazer um elogio quando merecido.
  5. Intrusão: Exercício de controlo ao mais ínfimo detalhe. A Chefia intromete-se em tudo. Quer saber tudo o que se passa com os colaboradores e na organização.
  6. Indutores Institucionais: Algumas regras e aspectos burocráticos impostos pela organização em vez de facilitarem o trabalho dos colaboradores tornam-no mais difícil, o que acaba por frustrar os colaboradores que são obrigados a aderir a tais normas.
  7. Inevitabilidade: Acontecimentos que estão fora do controlo das organizações e que são inevitáveis. Nas organizações tóxicas, estes “acontecimentos inevitáveis” fazem parte da dinâmica normal e em alguns casos são tidos como desejáveis e transformados em vantagem para os negócios.

 

Uma organização na qual se vive um clima de toxicidade, vive em muitos momentos consequências e efeitos negativos e nefastos. Toda a toxicidade existente vai afectar a saúde física e psicológica dos colaboradores e o desempenho da organização, pelo que é de extrema importância percebermos como ser um líder purificador e garantir a imunidade da organização.

 

Lembre-se para tornar a sua empresa num local mais saudável e positivo, e aprenda a ser um Líder Purificador.

Outras Sugestões

,
Free content - Skills for the Future of Life