28 Maio, 2020
Posted in Blog
20 Agosto, 2017 Amie Gavinho

“Vou ali e já volto”

Por acaso tem sonhado acordado sobre as suas próximas férias? Avizinha-se algum período de descanso?

Para algumas pessoas os meses de Julho, Agosto e Setembro associam-se às merecidas férias! E, de repente, acontece um fenómeno nalgumas empresas. As pessoas começam a “viajar”. Começam a pensar sobre a praia, os concertos, os jantares de família, os planos de viagem, quem toma conta dos miúdos e outras questões logísticas… Às vezes, até as conversas no escritório são reduzidas a isto.

Mas, quando estas pessoas estão de férias, pensam em quê? Em trabalho! Nos projectos que precisam de concluir, em perder a oportunidade de participar num dado evento ou tarefa, na lista interminável de pedidos que lá estará assim que regressarem, na caixa de correio que estará a explodir com novos emails, etc.

Gostaria de ser capaz de aproveitar ao máximo as suas próximas férias ou licença?

De forma a garantir que realmente aproveita o tempo de descanso do trabalho, sugerimos que monte já a sua jogada: Prepare-se para o seu DESCANSO!

Experimente começar com estas 8 dicas.

1. Dê aos outros a oportunidade de conhecer aquilo que você faz! 

Quando está fora, provavelmente uma das suas maiores preocupações prende-se com a realização das suas tarefas com qualidade. Questiona-se se os seus clientes estão a ser tratados de forma devida e espera que o negócio sobreviva sem si. No fundo, preocupa-se com as suas responsabilidades. Mas terá que as transferir e para isso terá que decidir:
a) o que é que tem mesmo de ser feito na sua ausência,
b) quem o poderá fazer,
c) e como é que poderá assegurar que são realizadas com qualidade.
Nesta altura é importante lembrar-se que os seus colegas e membros de equipa também têm a sua função. Se tiver responsabilidades que possam ser desconstruídas em tarefas distintas e mais fáceis de gerir, faça isso e distribua-as. Certifique-se que dá às pessoas toda a informação necessária, bem como o propósito associado a cada responsabilidade – o porquê e para quê são importantes para estabelecer o compromisso do outro pelos resultados finais.

2. Prepare as pessoas para a sua ausência temporária.

Certifique-se que o seu chefe, colegas e clientes estão conscientes de que irá estar ausente. Não quer ter toda gente a bater à sua porta no dia antes de ir de férias, com requisitos urgentes que têm mesmo de ser tratados ainda antes de se ir embora, pois não? Garanta um pré-aviso, com o necessário tempo de antecedência.

3. Edifique o seu castelo e estabeleça as suas regras!

Não há nada pior do que tentar relaxar e ser constantemente interrompido com assuntos, não importantes nem urgentes quando está fora do trabalho. Quão disponível estará durante este período de descanso? Converse com os interlocutores chave e estabeleça as suas “muralhas”. Deixe claras em que situações deve ser contactado e por que vias.

4. Dê o seu máximo, faça um esforço adicional se necessário! Mas, seja razoável.

Dê o seu melhor para concluir qualquer projecto maior ou assegurar que aqueles pedidos mais importantes estão sob controlo, investindo algumas horas extra antes da data de partida. Mas saiba definir prioridades. Se tiver projectos continuados no tempo ou uma tarefa que só necessita de ser terminada algumas semanas após o seu regresso, planeie na sua agenda/ calendário o tempo para isso mesmo. Divida já em sub-tarefas e coloque no seu calendário.

5. Faça um ponto de situação.

Se deixar algo por concluir, informe as pessoas que estão envolvidas. Diga-lhes que está ciente do projecto ou tarefa e confirme com os mesmos a data em que irá concluir aquilo que lhe compete para garantir alinhamento entre todos.

6. Ganhe “paz de alma”!

Não há nada melhor do que a sensação de controlo sobre o nosso trabalho. Crie uma lista de “to dos” para o(s) primeiro(s) dia(s) de regresso ao trabalho e planeie-os no seu calendário/agenda. Quando voltar irá precisar de se instalar, é por isso fundamental que defina este tempo ainda antes de ir de férias. Se tiver a sua agenda bloqueada poderá auxiliá-lo a manter-se focado. Pode ainda diminuir a hipótese de, logo no primeiro dia de volta, ser desviado pelos outros para iniciar um novo projecto, ser chamado para ir a reuniões de clientes ou simplesmente para passar a tarde na “fofoca”. Reflicta sobre o que precisa de agendar tempo para fazer. Por exemplo: irá precisar de falar com as pessoas a quem transferiu as suas responsabilidades; terá que obter uma visão geral sobre como correu o trabalho dos elementos da sua equipa; irá precisar de quanto tempo para ler e organizar os seus emails? Planeie e bloqueie esse tempo.

7. Abrace o modo “obsessão pela limpeza/organização”. 

Se deixar a sua caixa de emails ou a sua secretária num caos, acha que magicamente se organizarão por si enquanto estiver fora? Para se sentir mais tranquilo quando regressar deixe tudo o mais organizado e limpo possível.

8. Defina aquela linha, aquela linha que separa…! 

Ainda se lembra do seu castelo? Recorde-se das fronteiras e regras que definiu. Seja fiel aos mesmos. Se disse que só estaria disponível por email e que iria verificá-lo duas vezes por semana, faça exactamente isso. Se disse que só estaria disponível por telemóvel para emergências, dê seguimento só às emergências. Permita-se desligar e estar presente naquele lugar, naquele momento!

Acreditamos no equilíbrio entre a vida profissional e pessoal. E, para usufruir ao máximo do nosso tempo – seja a trabalhar, a viajar, a descansar, com os nossos familiares, filhos ou amigos – a preparação é chave. </s

Outras Sugestões

Free content - Skills for the Future of Life