26 Outubro, 2020
Posted in Imprensa
20 Agosto, 2017 Melany Colmenero

Vamos só ali tomar um cafezinho?

Por favor continue a ler… eu sei que é um convite tentador mas confie em mim, esta pergunta é apenas o título deste artigo, não é um convite sério!

Mas confesse…até que lhe apetecia fazer uma pausa e tomar um cafezinho, ou outra coisa qualquer… afinal… parar um bocadinho e socializar sabe tão bem!

É verdade sim senhor, mas as grandes questões que se colocam são: onde socializar? quando e durante quanto tempo?

Convido-o por instantes a imaginar o seguinte cenário:

 

 

O António é um colaborador comum, hoje de manhã quando se dirigia para o trabalho aconteceu-lhe um episódio caricato no trânsito, daqueles que merecem ser partilhados com alguém por tão incomuns que são. Ao subir o elevador, o António pensa: “Tenho mesmo de contar isto ao João, ele vai achar tudo isto hilariante.” Quando chega ao seu local de trabalho, aproxima-se da secretária do João e diz: “Olha… vamos só ali tomar um cafezinho? Tenho uma coisa para te contar que nem imaginas.” É algo rápido, nada que demore mais do que um café e por isso mesmo ambos vão até à copa. Mas as conversas são como as cerejas e quando reparam já passaram 15 minutos. Começa finalmente a trabalhar, mas ao longo do dia um dos seus colegas tem também algo para lhe contar, e quando chegam as 18h… percebe que precisa de mais tempo para acabar aquele relatório. Ai…aqueles 15 minutos! Sai as 19h do trabalho. Finalmente chega a casa. Já é tarde e já não tem tempo para socializar. Pensa “Oh queria tanto dizer à minha mulher que a minha reunião com o cliente correu bem… mas já não dá para conversarmos hoje.” Vai dormir. No dia seguinte vai trabalhar. Encontra o João de manhã no elevador e diz: “Olha vamos só ali tomar um cafezinho? Tenho de te contar quão bem correu a reunião ontem com aquele cliente…

Socializar é mau? Não! Estudos demonstram que socializar com os colegas de trabalho tem um impacto positivo na nossa percepção de bem-estar laboral. Mas depois de conhecermos o António conseguimos perceber o impacto que socializar, fora das pausas para o efeito, tem em toda a nossa vida. A boa notícia é que existem estratégias que ajudam a criar uma cultura positiva e de correcta socialização no local de trabalho sem prejuízo na eficiência dos colaboradores e nos resultados da organização.

Socializar no local de trabalho e durante as horas de trabalho pode “roubar-me” tempo para realizar as minhas tarefas diárias, influenciar a minha produtividade e impedir-me de socializar com a minha família e amigos.

Se no caso da sua organização isto nunca acontecer parabéns, a sua empresa está mesmo num bom caminho! Mas se o “António” é um dos seus colaboradores, existem formas de aumentar a produtividade na sua empresa e de obter melhores resultados através do programa Results@work®.

Outras Sugestões

,

Free eBook - Pandemic Lessons for Top Management Teams