Desenvolver um ecossistema de aprendizagem que alinhe comportamentos com estratégia.
O CLIENTE: Sociedade Central de Cervejas e Bebidas (Heineken Company)
O DESAFIO
Tornar o desenvolvimento das pessoas a chave para o alinhamento e eficácia da empresa
OS RESULTADOS
Duas Academias de desenvolvimento implementadas, com base na filosofia 70:20:10 e alojadas numa plataforma online engaging.
A indústria das bebidas é central no panorama das organizações e da sociedade. Em Portugal, este sector representa 4% do volume de negócios das indústrias transformadoras do país. Os segmentos da Cerveja, Refrigerantes e Águas têm um peso de 48% desse volume (Banco de Portugal).
A Sociedade Central de Cervejas e Bebidas (SCC) é um player fundamental desse mercado. A cerveja Sagres (principal marca da Companhia) mantém a sua posição como a marca de cerveja mais vendida em Portugal com uma quota de mercado de 43% em 2017. Liderança que detém, de forma sustentável, desde Outubro de 2008.
Mas não é apenas a Sagres que incorpora o portefólio de marcas da empresa. Parte integrante da Heineken Company desde 2008, são muitas as insígnias e produtos conhecidos pelos portugueses – Águas do Luso, Radler, Bohemia, Bandida do Pomar, a própria Heineken, entre muitas outras. Algumas arrecadaram reconhecimentos recentes, como Marca de Confiança (Reader’s Digest) e Monde Selection.
A empresa continua a crescer em toda a linha, com destaque para um aumento de 6% de vendas para o mercado nacional cervejeiro em 2017. Para isso muito contribui a forte aposta na Inovação como um dos pilares organizacionais, no que diz respeito a produtos, marketing e gestão das pessoas.
“Esta academia, neste formato, permitiu criar as condições para as pessoas implementarem o modelo 70:20:10. Demos-lhes as ferramentas para se desenvolverem de forma estruturada nas vertentes do 70 e do 20. Algo que sempre fez parte da nossa filosofia mas que requer metodologias sólidas para funcionar.”
Ricardo Peres, ex-Director de Recursos Humanos, Sociedade Central de Cervejas e Bebidas
O foco estratégico nos recursos humanos é essencial para a empresa. A SCC acredita que “o sucesso apenas é possível com uma equipa vencedora, composta por pessoas empenhadas dinâmicas, enérgicas, inovadoras, perspicazes, atentas e responsáveis”. Tem como objectivo ser a Best Company to Work for, em Portugal. Atrair, desenvolver e manter os melhores talentos na empresa e fomentar a excelência individual como alavanca da excelência colectiva são as suas ambições.
Um dado que comprova o investimento nas pessoas como elemento essencial do sucesso, é o facto de o seu Director de Recursos Humanos pertencer ao Conselho de Administração da organização. Na SCC a preocupação com os colaboradores tem um lugar à mesa.
Desde há algum tempo, a empresa vinha a ‘fermentar’ a necessidade de tornar o investimento em pessoas mais alinhado: com a estratégia da organização; com a cultura da SCC e da Heineken; e com a filosofia de aprendizagem 70:20:10.
Para além disso, pretendia criar uma linguagem comum a todos os sectores da empresa, providenciar ainda mais recursos de desenvolvimento aos seus colaboradores e fomentar uma maior auto-responsabilização e engagement com o processo de evolução profissional. O desenvolvimento teria que ser mais ágil, ajustado às necessidades e disponibilidades individuais e rapidamente aplicável no dia-a-dia.
Com estes objectivos em mente a Sociedade Central de Cervejas decidiu em 2017 criar um Central Campus. Um ecossistema online em que coexistiriam Academias de diferentes áreas estratégias da organização, que completariam o plano de formação e recursos já existentes.
A Consulting House é reconhecida como expert na criação de Academias a vários níveis:
- enquanto Strategic Partner, no desenho da arquitectura, requisitos e governance;
- enquanto Know-how Partner, no desenvolvimento dos conteúdos;
- e enquanto Delivery Partner, na entrega dos mesmos.
Foi por isso desafiada a contribuir para a construção deste Campus no desenvolvimento de duas academias: a Self-Management Academy, dirigida a todos os colaboradores, e a Leadership Academy, restrita à Leadership Team.
Com base num trabalho de estreita cooperação entre SCC e Consulting House, foi definido o modelo de funcionamento e desenvolvidos os conteúdos para ambas as academias. Estes foram desenvolvidos com o objectivo de catalisar um processo de desenvolvimento fundamentado no modelo 70:20:10.
Resulta deste trabalho a Self-Management Academy que garante que todos os colaboradores agem de forma alinhada com a matriz cultural da empresa (os Heineken Behaviours – comportamentos e competências esperadas), na forma de gerir o seu trabalho, tomar decisões e criar relações com os stakeholders.
A Leadership Academy, por sua vez, promove a capacidade dos líderes da organização serem um exemplo nesses comportamentos, bem como serem eficazes gestores de equipas. Garante que desenvolvem os colaboradores e o negócio, de forma estratégica e capaz de gerar resultados. Fá-lo através do desenvolvimento das Heineken Leadership Expectations – áreas e competências esperadas dos líderes da organização.
Em conjunto, estas duas Academias asseguram um alinhamento da cultura da SCC em todas as áreas, fundamental para a eficácia da empresa. Ambas são suportadas por uma plataforma online, seleccionada com o apoio da Consulting House. Esta ferramenta potencia a participação e o envolvimento dos colaboradores nas actividades de desenvolvimento, através de: fácil acessibilidade, usabilidade e mobilidade; processos de gamificação da aprendizagem; reunião de todos estes temas num só espaço.
Ricardo Peres, ex-Director de Recursos Humanos, refere que “Esta academia, neste formato, permitiu criar as condições para as pessoas implementarem o modelo 70:20:10. Demos-lhes as ferramentas para se desenvolverem de forma estruturada nas vertentes do 70 e do 20. Algo que sempre fez parte da nossa filosofia mas que requer metodologias sólidas para funcionar”.
Este projecto permitiu fornecer os recursos para um maior e mais estratégico desenvolvimento dos colaboradores nestas duas áreas na SCC, mas também criar um modelo que se tem vindo a revelar fundamental para desenvolver outras academias e processos de aprendizagem na organização.