21 Outubro, 2020
Posted in Imprensa
24 Setembro, 2017 Ricardo Vargas

Strategic Leadership Development

In Human

O desenvolvimento de liderança pode ser visto como um jogo de superação de desafios em diferentes níveis.

 

 

No nível básico temos coisas simples como: entendimento do papel do líder, técnicas de gestão de equipas (como: reuniões, objectivos, avaliação) e desenvolvimento de soft skills, (como: comunicação, feedback, gestão de conflitos). No nível intermédio temos os ganhos de inteligência emocional e de auto-consciência motivacional (diferente de auto-conhecimento), em que se aprende a ser líder na relação “com” outros, em vez de aplicar coisas “a” outros. No nível superior, temos a integração de todas as metodologias, técnicas e atitudes anteriores com a intenção estratégica da empresa.

A liderança não existe por si só, na cabeça do líder. A liderança não é explicada por traços de personalidade ou comportamentos tipificados numa check-list. O que define se uma pessoa é líder é o facto de haver outras a seguirem-na numa determinada direcção. Por vontade própria, não por obrigação de função. E nas empresas essa direcção é determinada pela intenção estratégica escolhida. O líder só o é se fizer acontecer a Visão da empresa com a equipa.

O que define se uma pessoa é líder é o facto de haver outras a seguirem-na numa determinada direcção. Por vontade própria, não por obrigação de função.

Para isso, os colaboradores têm de antecipar as necessidades da empresa para a sua função, e de corresponder a elas com inventividade, autonomia, accountability e competência. Isto exige metodologias e processos de trabalho deliberados por parte das chefias de todos os níveis, a que chamamos Strategic Leadership Development. Não acontece por acaso.

Outras Sugestões

Free eBook - Pandemic Lessons for Top Management Teams