28 Setembro, 2009
Posted in Imprensa
25 Junho, 2020 Consulting House

results@work® – a solução para o País

 

Em tempos difíceis, é pedido aos colaboradores que trabalhem mais meia hora. As empresas apresentam pouca produtividade e os resultados são cada vez mais escassos num mercado tão competitivo. Por isso, há que pedir um esforço extra aos colaboradores.

 

Mas será que este esforço é a solução para as empresas obterem mais resultados? Será que um aumento de tempo se traduz em mais produtividade? Estes temas não são uma novidade para quem vive o dia-a-dia das empresas.

 

 

 

 

Aumentar os resultados, optimizar a força de trabalho e realizar uma gestão mais eficaz do tempo, são metas que fazem parte dos objectivos individuais de qualquer trabalhador. E é também, por isso, que as empresas investem cada vez mais em acções de gestão do tempo, com o objectivo de aumentar a eficácia pessoal dos seus colaboradores.

 

Para obtermos resultados no trabalho há que definir objectivos, estabelecer prioridades, planear de acordo com elas e resistir às distracções e lidar eficazmente com as urgências do quotidiano. Uma gestão eficaz do dia de trabalho implica uma correcta organização pessoal, uma constante monitorização das tarefas e do tempo necessário a cada uma delas.

 

No quotidiano, perde-se muito tempo com assuntos acessórios e não se tem consciência do que é verdadeiramente importante. Um estudo sobre gestão do tempo e produtividade1, aponta a nossa ausência de eficácia na gestão de agendas:

  • 30% dos inquiridos não recorrem a uma agenda diária para organizarem o seu trabalho;
  • 57% aceitam que agendam mais tarefas do que aquelas que efectivamente conseguem executar;
  • 2/3 dos inquiridos normalmente não conseguem evitar serem regularmente interrompidos quando estão ocupados com outras tarefas planeadas.

 

Podemos assim concluir que incrementar a produtividade não tem de passar por um aumento das horas de trabalho, mas sim por uma melhor utilização das ferramentas de gestão do tempo, planeamento e organização pessoal.

 

A questão que as empresas se devem colocar para aumentarem os seus resultados é: “Como é que podemos trabalhar menos e produzir mais?” ou pelo menos “Como é que podemos trabalhar o mesmo e produzir mais?”. Porque produzir mais com mais tempo de trabalho não aumenta a produtividade.

 

A resposta adequada a esta questão requer entender o tempo como o recurso mais escasso e estratégico nas empresas e que os seus colaboradores desenvolvam competências para gerir com eficácia as actividades diárias, a agenda, o planeamento das tarefas, as interrupções e os imprevistos.

 

Acreditamos que a solução para incrementar os resultados e a produtividade das empresas está na optimização da eficácia dos processos de trabalho e não no aumento do número de horas de trabalho diário. Por isso, criámos o programa results@work® para dar resposta às necessidades reais dos nossos clientes e para os ajudar a optimizar o funcionamento das suas empresas.

 

O programa results@work® fornece as competências necessárias aos colaboradores para que o dia de trabalho produza resultados significativos. Trabalhamos a cultura de produtividade de cada cliente a partir das metodologias e dos comportamentos de gestão de tempo. Aumente a produtividade na sua empresa e obtenha melhores resultados.

 


1Realizado em Portugal pela AESE e AdCapita.

 

Artigo orginalmente publicado a 7 de Abril de 2017

 

Outras Sugestões

,