24 Setembro, 2017
Posted in Imprensa
17 Janeiro, 2019 Consulting House

Recipe Developer Education:
A primeira academia que forma para uma nova profissão

Apoiar a Vorwerk na criação da primeira academia do mundo para uma profissão não-existente do Recipe Developer

O CLIENTE: Vorwerk International
O DESAFIO

Estruturar, desenvolver e implementar conteúdos e metodologias num formato hibrido: plataforma de e-learning combinado com sessões presenciais na Campus Week.

OS RESULTADOS

A “Recipe Academy”, uma academia 80% online e 20% presencial para a formação de Recipe Developers de excelência.

Mais do que uma necessidade, comer pode ser um verdadeiro prazer. A confecção de refeições saborosas e saudáveis tem sido facilitada pelo crescente uso de robots de cozinha. A autonomia destes aparelhos que combinam diversas funções (cortar, picar, misturar, refogar, cozer a vapor, etc.), permite libertar o utilizador para outras tarefas ou lazer.

A Bimby®, presente em mais de 60 países, espelha de forma exímia o sucesso da implementação destes inovadores robots entre os utilizadores domésticos e os profissionais Chefs de cozinha. Sendo o produto mais popular do grupo Vorwerk, a Bimby® destaca-se no mercado pelo elevado nível de qualidade dos seus materiais, a diversidade das suas funções e o universo de receitas que possibilita.

A maioria das pessoas que compra a Bimby® geralmente procura as receitas de alta qualidade, deliciosas e inteligentemente concebidas que a acompanham. O desenvolvimento de receitas é uma área estratégica crucial de investimento para a Vorwerk que, devido às recentes melhorias tecnológicas, afirmou uma necessidade emergente: garantir uma resposta imediata à crescente procura por receitas de alta qualidade em formato digital que alimentam o Cookidoo®. (A plataforma de receitas Bimby®). Isto implicaria, por um lado, a criação de um processo padronizado para o desenvolvimento de receitas e, por outro lado, o desenvolvimento de um processo de formação para uma nova profissão – O “Recipe Developer”. Os largos anos de trabalho com a Vorwerk, em diferentes países de actuação (ex.: Portugal, Espanha, Alemanha, Suíça, México, Estados Unidos da América), o conhecimento aprofundado da realidade desta empresa, o expertise em consultoria e formação, a experiência em construção de academias, entre outros aspectos, valeram à Consulting House o convite para integrar este projecto ambicioso e promissor.

“A formação dos Recipe Developers apoia-nos a criar receitas deliciosas, seguras, com garantias de sucesso e relevantes, de forma mais eficiente, para aumentar o prazer dos nossos clientes em relação à culinária, alimentação e nutrição. Uma visão que se tornou realidade para ter um treino padronizado para pessoas que se juntam a nós como Recipe Developers. Esta formação permite-lhes entregar com qualidade da Vorwerk.”

CORINNA HAASE, MANAGER INTERNACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DE RECEITAS, VORWERK INTERNATIONAL

O primeiro passo proposto pela Consulting House foi a concepção de um “Business Case” com o responsável pelo projecto. Num workshop de dois dias co-criámos o “Business Canvas” que permitiu ao responsável, apresentar o projecto ao conselho da empresa e obter a sua aprovação.

Após a equipa do projecto, sob o acompanhamento de um facilitador da Consulting House, elaborar as competências e os módulos que queriam abordar na Academia, o desafio seguinte foi maior que o esperado. A maior parte do conhecimento sobre as etapas e o processo de criação de receitas estava concentrada numa pessoa: o Manager de Desenvolvimento de Receitas Internacionais e em alguns criadores de receitas nos países. O objectivo era tornar esse conhecimento explícito e traduzi-lo numa estrutura de aprendizagem, capaz de treinar um número ilimitado de pessoas. Foi o que fizemos. Usando uma abordagem estruturada, desenvolvemos em conjunto com o cliente os treinos em sala na “Campus Week” a serem dados pelos formadores internos da Vorwerk, treinados por nós em competências de apresentação de classe mundial. A Consulting House também orientou de perto o desenvolvimento dos módulos online da Academia, garantindo o seu valor pedagógico e impacto educacional.

No final de 2017, a versão piloto da “Recipe Academy” foi lançada na plataforma internacional online da Vorwerk, complementada com a Campus Week, nas quais os participantes se encontraram pessoalmente para partilhar experiências e aplicar os seus conhecimentos. O processo de formação tornou-se mais estruturado, organizado e completo. Isso levou a uma preparação mais impactante dos “Recipe Developers” em todo o mundo, em menos de metade do tempo exigido pelo processo de treino anterior. Nas palavras de Corinna Haase, Manager Internacional de Desenvolvimento de Receitas, “A formação dos Recipe Developers apoia-nos a criar receitas deliciosas, seguras, com garantias de sucesso e relevantes, de forma mais eficiente, para aumentar o prazer dos nossos clientes em relação à culinária, alimentação e nutrição. Uma visão que se tornou realidade para ter um treino padronizado para pessoas que se juntam a nós como Recipe Developers. Esta formação permite-lhes entregar com qualidade da Vorwerk.”
Após a conclusão do projecto, em Junho de 2018, e da avaliação da versão piloto da Academia de Receitas, a versão final será lançada e uma nova profissão será aberta ao mundo.

Outras Sugestões

,
Free eBook - Pandemic Lessons for Top Management Teams