23 Julho, 2018
Posted in Imprensa
15 Junho, 2018 Consulting House

Onda atinge Fundação Calouste Gulbenkian

“As grandes ondas surgem nos locais mais inesperados. E porque não em Lisboa?”.

Foi com esta pergunta que Ricardo Vargas (CEO da Consulting House) abriu o evento “Wave Experience – From Leadership to Transformation” by Consulting House, no passado dia 7 de Junho. O evento, que decorreu na Fundação Calouste Gulbenkian, contou com oradores e profissionais de referência numa manhã dedicada à partilha de histórias e de projectos transformacionais de sucesso na área da Liderança.

 

 

Por ser um dos factores que muitas vezes leva as organizações a não atingirem todo o seu potencial, a pergunta-chave foi: De que maneira é possível transformar organizações através da (trans)formação dos seus líderes?

Para responder a esta questão, tivemos em palco convidados ilustres que se distribuíram por três partes distintas:

  1. 1. DEEP DIVE – “Empowering Leaders for Culture Transformation”, com a participação de Sarah Rose (Miniclip), Maria Roman (Lidl) e Dalia Turner (Microsoft) e moderação de Nicole Eifler (Consulting House);
  2. 2. WAVE SURFING – “Empowering Leaders for Strategy Implementation”, com Laura Simões (Vorwerk Portugal) e Teresa Machado (Thermomix® México) e moderação de Cristina Barros (IIRH).
  3. 3.  OPEN WATER – “Creating an Academy for a Profession that Doesn’t Exist Yet”, com o Key-note Speaker José Namén (Vorwerk International).

No primeiro painel, as convidadas contaram-nos como implementaram projectos de mudança nas suas organizações, explorando as razões para se focarem no desenvolvimento pessoal e profissional dos líderes. Com o objectivo de tornar os seus líderes promotores da nova cultura desejada, as convidadas partilharam os desafios sentidos ao longo dos projectos e como os ultrapassaram, recorrendo a exemplos práticos e concretos. Num painel com empresas de sectores distintos, abordaram-se questões específicas das empresas de TIC e da distribuição moderna, com um nível de transparência e profundidade fora do habitual.

“Foi bom ouvir experiências tão diferentes que acabam por ter as mesmas questões de fundo, onde a vossa equipa é fantástica a atuar.”

Filipa V. Machado, Senior HR Business Partner and Head of Employee Experience, Miniclip

Já no segundo painel, ambas as convidadas partilharam com os presentes como criaram Academias de Liderança nas suas empresas. Destacaram os diferentes contextos, necessidades e desafios na criação das suas Academias. Cada academia focou-se no desenvolvimento de líderes capazes de implementar a estratégia comercial, através das equipas de vendas. Aos colaboradores, trouxe uma nova forma de pensar no seu papel, mostrando-lhes o quão fundamental são para o crescimento da empresa. Em ambos os projectos, o impacto mencionado mais relevante foi, entre outros, o aumento das vendas.

O final da manhã ficou reservado a um discurso inspirador que nos mostrou que o que ainda não é uma profissão hoje, poderá sê-lo amanhã. José guiou-nos na viagem da sua equipa internacional de projecto na criação de uma Academia para uma profissão que ainda não existia – os “Recipe Developers”. A “Recipe Academy”, uma academia 80% online e 20% presencial, traduz-se numa estrutura de aprendizagem que possibilita treinar um número ilimitado de pessoas, em qualquer parte do Mundo. O principal objectivo era fornecer módulos de treino padronizados sobre o desenvolvimento de receitas de classe mundial para a Thermomix® (Bimby® em Portugal). Para José Namén, “esta Academia pretende criar e educar para uma função que ainda não existe nesta indústria”.

“Temas actuais, relevantes e interessantes com relatos de experiências contadas na 1ª pessoa de uma forma muito simples e direta (bem prático e sem teorias). Parabéns pelo evento e continuem a trabalhar tal como até aqui pois não há dúvida que acrescentam muito valor aos vossos clientes/parceiros”

Luís Pego, Managing Director, Mondelez Portugal

No cômputo geral, todos os oradores manifestaram a importância de estabelecer relações de total confiança com o parceiro estratégico que desenhou as suas academias e programas de transformação, neste caso a Consulting House.

A manhã terminou com vários comentários de feedback positivo, tanto de participantes como de convidados. A destacar expressões como “Inspirador”, “Excelente”, “Enriquecedor” e “Uma boa surpresa!”, que demonstram o sucesso da partilha de conhecimento deste evento.

Legenda: Wordcloud de feedback dos participantes

Outras Sugestões

Free eBook - Pandemic Lessons for Top Management Teams