1 Dezembro, 2016
Posted in Imprensa
22 Outubro, 2020 Nicole Eifler

O que a lei da inovação nos ensina sobre a mudança

Já observaram as dinâmicas da moda no vosso círculo de amigos ou colegas? Quando pensamos nas pessoas que nos rodeiam podemos identificar aquelas que sabem de uma nova moda antes de qualquer outra pessoa. Já nos falam no novo electrodoméstico, aparelho, carro, estrela de cinema, autor, série na televisão, livro, etc. antes de aparecer nos média. São normalmente as pessoas que consideramos peritas e cujos conselhos procuramos quando precisamos de comprar algo de novo. Conhecem estas pessoas? Ou até são uma dessas pessoas?

 

Há aquele grupo de pessoas que logo a seguir à “dica” dos peritos adoptam a ideia e se tornam fãs ou compram o produto. Não hesitam no investimento a fazer e “arriscam” a apostar o seu dinheiro ou tempo na nova moda. Ajudam a espalhar o que sabem sobre o produto ou a ideia e influenciam as pessoas que as rodeiam, criando uma onda de excitação. São os ditos líderes de opinião.

 

Depois há o grupo que segue a onda criada pelos peritos e líderes de opinião. Começam a pensar em adquirir o produto mas ainda precisam de algum tempo para ganhar a certeza. Depois de ter visto os outros a utilizar e ter experimentado ficam convencidos, compram e fazem parte do grupo dos convertidos, partilhando o entusiasmo.

E por fim há aquele grupo de pessoas que aparentemente são sempre os últimos a saber da nova moda. Quando ficam a saber mostram-se resistentes mesmo quando já a maioria dos amigos se converteu. Ainda demoram algum tempo até perceberem que não há possibilidade de escapar, cedem e alinham-se com os outros.

 

Parece-vos familiar esta dinâmica?

 

 

 

O que estamos aqui a ver em acção é a lei da inovação muito bem estudada na área de marketing. Sabe-se que qualquer inovação passa por esta dinâmica antes de ser adoptada por todos. Há pessoas que estão mais cedo ou mais tarde a bordo, mas o fim é sempre a implementação da nova moda.

 

Isto não é nada diferente daquilo que se passa nas empresas quando implementam uma mudança. Seja essa mudança maior ou menor. Do que precisam são sempre os peritos e os líderes de opinião que implementam a nova moda, partilham a sua boa experiência e criam entusiasmo, potenciando a mudança para toda a empresa. Depois há os seguidores e os resistentes que necessitam de mais tempo para se adaptar.

 

E no vosso mundo? Há uma mudança neste momento? Qual é a vossa escolha? De que grupo querem fazer parte?

 

 

Outras Sugestões

Free eBook - Pandemic Lessons for Top Management Teams