27 Maio, 2020
Posted in Blog
13 Maio, 2020 Consulting House

Liderança e Gestão de Projectos

 

Nos dias que correm, qualquer organização que queira obter níveis mais elevados de eficiência e qualidade e proporcionar valor acrescentado aos seus clientes, precisa adoptar uma mentalidade de projecto.

 

De acordo com o PMI®  (Project Management Institute), a maior e mais prestigiada associação de gestores de projecto a nível mundial, um projecto é “um empreendimento temporário levado a efeito com o objectivo de produzir um produto ou um serviço únicos.”

 

 

 

 

Por serem temporários, os projectos têm início e fins definidos, o que os diferencia de operações contínuas. O sucesso da Gestão de Projectos é igual à conclusão do trabalho, dentro do cronograma e orçamento definidos, de acordo com as especificações determinadas e com a qualidade esperada.

 

Os Gestores de Projecto de sucesso têm de atingir resultados. No final do dia, para o cliente e para todos os envolvidos no projecto, é isso que importa. A necessidade de processamento de informação rápida, a velocidade das mudanças que acontecem ao nosso redor, o pedido crescente de clientes e fornecedores, a redução das margens de lucro em várias áreas organizacionais têm aumentado a pressão sobre os Gestores de Projecto para cumprir prazos, orçamentos e padrões de qualidade.

 

A nossa experiência de consultoria e formação junto de Gestores de Projecto tem-nos demostrado que, para atingir resultados, o Gestor de Projecto deve reunir em si mesmo dois papéis: Líder e Gestor. A liderança e a gestão diferenciam-se uma da outra num conjunto de aspectos, mas as duas completam-se e revelam-se fundamentais para conseguir ter uma equipa motivada e empenhada em alcançar os melhores resultados. Enquanto que a liderança diz respeito à construção de uma visão apelativa e inspiradora, a gestão preocupa-se com a execução.

 

Enquanto Líder, o Gestor de Projectos deve reforçar a importância de todos funcionarem como uma equipa para que o projecto seja um sucesso, fomentar a partilha das boas práticas e gerir o conhecimento e a multiplicidade de valências diferentes dos elementos que constituem a sua equipa. Ao longo de um projecto o Gestor de Projectos deve acompanhar o desempenho da sua equipa e ajudá-la a lidar com as adversidades normais em contexto de projecto – prazos, custos, âmbito, qualidade e recursos. Um acompanhamento rigoroso pode marcar a diferença entre o sucesso ou o insucesso de um projecto.

 

Para que isso aconteça, o Gestor de Projectos deve apostar no desenvolvimento das suas próprias competências de liderança. É fundamental que ele seja capaz de:

  • Fazer um bom diagnóstico de desenvolvimento dos elementos da equipa;
  • Responsabilizar os elementos da equipa por todas as tarefas que lhes são atribuídas;
  • Acompanhar o desenvolvimento dos elementos da equipa através de reuniões de coaching;
  • Desenvolver as competências dos elementos da equipa;
  • Alinhar as atitudes dos elementos da equipa de projecto, sempre que se justifique.

 

Enquanto Gestor, é seu papel fazer um rigoroso planeamento e, de modo a garantir que o projecto está a progredir no rumo certo, proceder à sua constante monitorização. Este papel requer da parte do Gestor de Projecto uma observação contínua, acções correctivas e ajustes necessários.

 

É fundamental ajudar os Gestores de Projecto a desenvolverem as suas competências de liderança e a tornarem-se melhores líderes das suas equipas.

Artigo originalmente publicado a 30 de Junho de 2015.

Outras Sugestões

,