30 Maio, 2016
Posted in Blog
22 Janeiro, 2018 Consulting House

Leadership McSkills:
Desenvolver uma cultura de liderança

Desenvolver competências de liderança e gestão de equipa para potenciar sinergias intra e interdepartamentais.

O CLIENTE: McDonald’s Portugal
O DESAFIO

Capacitar gestores de departamento da McDonald’s Portugal com know-how e ferramentas para uma liderança de excelência, alinhada com a visão estratégica da empresa para o desenvolvimento de RH.

OS RESULTADOS

Maior capacidade de liderança e maior fluidez nos processos de trabalho e na comunicação intra e inter departamentos.

A restauração de serviço rápido, revolucionou o sector da restauração. O conceito de refeições preparadas e servidas num curto espaço de tempo teve uma evolução crescente e acelerada, devido à massiva aceitação do público. Actualmente são diversas as marcas que integram este sector e todos os dias trabalham no sentido da diferenciação e do aumento da qualidade dos produtos que oferecem ao consumidor.

 

Presente em 119 países e com mais de 33.000 restaurantes, a McDonald’s emprega em todo o mundo mais de um milhão de colaboradores. A marca chegou a Portugal em 1991, teve uma implementação de sucesso e tornou-se o ícone do sector. Actualmente emprega cerca de 7.000 pessoas e tem 160 restaurantes espalhados pelo país. A McDonald’s Portugal assume como um dos seus valores base a busca da melhoria contínua e foi já considerada uma das melhores empresas para desenvolvimento de líderes, além de, por diversas vezes, uma das melhores empresas para trabalhar em Portugal.

 

Em 2015, com quase 25 anos no mercado Português, a McDonald’s contava com uma equipa de gestores experientes e dotados de elevada competência técnica. De modo a potenciar a actuação destes profissionais e para ajustar o alinhamento das suas práticas com a visão de futuro da empresa, tornou-se necessária uma intervenção ao nível das competências de liderança e da gestão de equipas. A Consulting House, com metodologias próprias para o desenvolvimento de líderes, validadas pelo sucesso de implementações anteriores, foi eleita pela McDonald’s Portugal como parceira.

“É um programa que acompanha a vida do dia-a-dia de cada gestor e que uma forma muito prática reforça aquilo que deve ser um líder do futuro. Os resultados foram muito visíveis na prática, e os gestores reforçaram a sua credibilidade junto das suas equipas.”

SOFIA MENDOÇA, DRH, MCDONALD’S PORTUGAL

Liderar equipas é um trabalho complexo, exigente e minucioso que requer a integração de competências distintas. A Consulting House propôs à McDonald’s a implementação de um programa de liderança – o Leadership McSkills – que contemplava uma intervenção ao nível das áreas-chave para uma liderança de excelência.

 

Estarmos próximos da visão estratégica da McDonald’s foi essencial para a compreensão das necessidades e para o ajustamento da solução. O trabalho inicial de consultoria permitiu chegar a este resultado de forma concertada com a equipa de Recursos Humanos e público-alvo.

 

Na Consulting House compreendemos os processos de gestão de equipas e a liderança como intimamente relacionados, apesar de exigirem diferentes abordagens e recursos. Por isso, o Leadership McSkills integrou tanto as competências necessárias a uma gestão eficaz de equipas como as que sustentam uma liderança inspiradora, influenciadora e que promove sinergias entre pessoas e departamentos. Num primeiro momento foram trabalhados temas como a comunicação, liderança situacional, motivação, desenvolvimento de equipa e, numa segunda fase, processos de liderança, com base no modelo processual Strategic Leadership Development da Consulting House.

 

O tempo e o treino são factores cruciais para o estabelecimento da mudança. Por isso estivemos ao lado de cada líder para os apoiar na aplicação dos recursos adquiridos e participar na avaliação da sua eficácia, promovendo, sempre que necessário, ajustes que permitissem explorar o potencial máximo de cada um.

 

A intervenção teve um impacto imediato. Não apenas os participantes, mas também os que com eles colaboram e interagem reportaram as evidências: maior interacção entre os gestores dos diferentes departamentos, comunicação mais aberta e assertiva, maior satisfação e maior capacidade e segurança na liderança.

Nas palavras de Sofia Mendoça, directora de Recursos Humanos da McDonald’s Portugal, o Leadership McSkills “marcou um momento determinante na evolução das competências de liderança na nossa equipa de gestão. Com uma abordagem objetiva e simples, proporcionou o crescimento dos nossos líderes que todos os dias se deparam com situações novas onde têm de aplicar soluções inovadoras. É um programa que acompanha a vida do dia-a-dia de cada gestor e que uma forma muito prática reforça aquilo que deve ser um líder do futuro. Os resultados foram muito visíveis na prática, e os gestores reforçaram a sua credibilidade junto das suas equipas.”

 

E porque a liderança e a gestão de equipa são competências transversais a todas as funções, o sucesso da intervenção levou à extensão da mesma junto de outras equipas da McDonald’s Portugal.

Vídeo Relacionado

Outras Sugestões

Free eBook - Pandemic Lessons for Top Management Teams