28 Maio, 2020
Posted in Blog
22 Agosto, 2017 Amie Gavinho

Já escolheu o seu mantra para 2016?

Já reparou que na meditação são utilizados mantras para auxiliar a manter a concentração? Talvez já tenha ouvido ou recitado o mais tradicional OM ou AUM.

Estes mantras: palavras ou frases normalmente escritos em sânscrito ou em tibetano, são considerados fórmulas místicas ou rituais recitados ou cantados repetidamente. Por norma são utilizados pelos fiéis de certas correntes budistas e hinduístas. Existem vários com funcionalidades e significados distintos.

Na verdade é possível encontrar diferentes explicações para a origem da palavra “Mantra” e o respectivo significado. No entanto, parece haver consenso na medida em que se relaciona com o controlo da mente ou protecção da mente.

Na Consulting House acreditamos no impacto e utilidade de utilizar este género de “lembretes” porque nos ajudam a recordar quais os nossos objectivos, bem como focar e controlar a nossa mente de uma forma positiva.

Toda a equipa da Consulting House faz uso de mantras. São para nós uma ferramenta de auto-monitorização. Na agitação do dia-a-dia e mediante os diversos desafios a que todos somos postos à prova é fácil perder de vista os nossos objectivos ou as nossas crenças úteis caindo em discursos internos menos positivos. Para nós o mantra pode ser semelhante a um motto, isto é, uma palavra ou frase curta que escolhemos para capturar uma ideia ou crença que nos é útil, serve de inspiração e galvaniza para o alcance do nosso sucesso.

Gostava de conhecer os mantras da equipa da Consulting House para 2016?

Partilhamos consigo os mantras da nossa equipa, para que lhe sirvam de inspiração…

• Carmelina Gomes: “Vou conseguir conciliar tudo!”

• Filipa Silva: “When things go wrong, don’t go with them.” – Elvis Presley

• Nicole Eifler: “Success is not a big step in the future. Success is a small step taken right now.” – adapted from Jonathan Martensson

• Amie Gavinho: “Eagerly growing, gratefully living!”

• Isabel Vitorino: “Solidão não se cura com o amor dos outros. Cura-se com amor próprio.” – Martha Medeiros

• Melany Colmenero: “Feel the fear and do it anyway” – Susan Jeffers

O nosso CEO, Ricardo Vargas quando questionado qual o seu mantra para 2106 disse-nos o seguinte: “Eu tenho vários mantras. Habitualmente não crio um mantra para cada ano. Sou mais de usar mantras para situações específicas. Por exemplo, quando tenho de superar um desafio grande, que exige muito esforço para ser vencido, costumo repetir para mim próprio: ‘Isto é só o aquecimento!’ Esta frase foca-me no desafio seguinte. Cada desafio é apenas uma fase para nos preparar para superar o desafio seguinte, que será maior. Pensando nisso, procuro à medida que invisto o meu tempo, esforço e capacidades, perspectivar o desafio actual como “aquecimento” das minhas capacidades para o próximo.”

Desafiamo-lo agora a pensar e escrever um mantra para si para 2016!

Terá de fazer sentido para si e mais ninguém mas deixamos algumas directrizes. Os mantras devem:

• Ser palavras ou frase(s) curta(s)

• Ser positivos

• Conferir poder pessoal

• Ajudar a focar a atenção e trazê-la de volta

• Ficar na memória

Já escreveu o seu mantra? Então só falta um detalhe – desejar-lhe um bom ano novo!

A equipa da Consulting House deseja-lhe um excelente ano de 2016 recheado de sucesso!

Outras Sugestões

,
Free eBook - Pandemic Lessons for Top Management Teams