PALESTRAS

Uma palestra é a melhor maneira de garantir que uma mensagem importante é rapidamente assimilada por um grande grupo de pessoas com um desafio a superar. Os nossos palestrantes profissionais desenham e entregam regularmente palestras de alto impacto em todo o mundo, em áreas como Liderança, Vendas, Gestão da Mudança e Inovação.

PALESTRAS À MEDIDA

Há diferenças entre um palestrante motivacional e um speaker profissional. O primeiro fala sobre um único tema que domina perfeitamente, em geral relacionado com a sua história pessoal (feitos desportivos, sucessos pessoais de superação) ou com a sua área de actividade (p. ex. vendas ou empreendedorismo).

 

Um speaker profissional domina vários temas e relaciona-os com a realidade da sua audiência e da empresa cliente. Realiza um trabalho de investigação, preparação e desenho de palestras com base em metodologias de trabalho que lhe permitem gerar o impacto desejado na audiência.

 

Na Consulting House entendemos os objectivos a atingir, falamos com os participantes para conhecer a realidade do seu ponto de vista e sabemos desenhar a palestra que faz a ponte entre a mentalidade actual e a desejada. Com mais de 40 temas diferentes já realizados em vários países, para clientes de todos os sectores, o que dizem das nossas palestras é claro:

atingem resultados.

OS NOSSOS KEY-NOTE SPEAKERS

Ricardo Vargas

Autor e Especialista em Liderança de Alta Performance

Categorias: |Leadership | Change Management | Business Culture | Motivation | Sales | Teamwork & Cooperation

O único português com o grau Certified Speaking Professional (CSP) globalmente reconhecido, atribuído pela Global Speakers Federation a palestrantes profissionais com um histórico de sucesso comprovado e competências de comunicação notáveis.
Como membro da National Speakers Association dos EUA, Ricardo Vargas grangeou o reconhecimento internacional que menos de 1% dos palestrantes conseguem.

Excelente comunicador, pragmático, assertivo e provocador, Ricardo Vargas usa a sua experiência de coach, consultor, autor na área da liderança, psicólogo e praticante de artes marciais para tocar os participantes de forma memorável. Cada palestra é marcada por bom humor e por mensagens fortes, inspirando audiências e ajudando as empresas a realizar a mudança desejada.

Como ser Excepcional

Uma palestra que leva os participantes a entender o que distingue as pessoas excepcionais e o que podem fazer para o ser na sua função actual.

Os Paradoxos da Mudança

Uma palestra que leva os participantes a entender e lidar melhor com a mudança que enfrentam diariamente ou com a que decorre de processos de change management (fusões e aquisições, restruturações, reposicionamento estratégico, reengenharia de processos, introdução de novas tecnologias, mudança de cultura organizacional, etc.).

Liderança Estratégica

Uma palestra sobre o desenvolvimento de competências de liderança ligadas à estratégia da empresa e gestão de pessoas.

A Ciência da Esperança

Um palestra que permite energizar os participantes, contribuindo para que tenham uma atitude optimista perante as adversidades enfrentadas.

A Cultura, o Precoceito e o Negócio.

Uma palestra que ajuda os participantes a lidar com as diferenças culturais dentro das suas equipas, sendo as equipas multiculturais uma realidade cada vez mais presente nas empresas.

Escrever a nossa história de sucesso

Uma palestra que nos incentiva a reflectir sobre a história da empresa e o nosso papel na sua construção. Guiamos os participantes na escrita de um novo guião para a história da empresa, para maximizar o seu sucesso.

A Arte de Tornar-se Inútil

A Arte de Tornar-se Inútil

A Arte de Tonar-se Inútil é um livro sobre metodologias de liderança e de coaching que permitem a quem as utiliza aumentar a eficácia e eficiência da gestão de pessoas.

“O líder, para ser bom, deve ser preguiçoso. Uma preguiça que o leva a querer despojar-se constantemente das responsabilidades que tem, atribuindo-as a outros, e exigir como prémio novas responsabilidades e desafios. Uma preguiça cuja principal manifestação seja o desejo de identificar constantemente novas oportunidades, entendê-las, aproveitá-las e cansar-se delas, procurando desenvolver outros para que as assumam.”

A vida não dá jeito

“Para cada rei com sorte existe um bobo. Para cada bobo bem sucedido existe um rei. Um não existe sem o outro, cada um justifica o trabalho do outro. O bobo precisa do rei para ter assunto. O rei precisa do bobo para saber a verdade. Embora o bobo finja que viveria melhor sem o rei, secretamente sabe que não existiria sem ele. Embora o rei finja que aprecia o bobo, secretamente anseia viver sem ele. Amarrados nessa desigualdade, um deles é mais forte que o outro. Porquê?”.

No seu livro “A vida não dá jeito” Ricardo Vargas traz-nos em cada capítulo pensamentos e histórias curiosas que terminam sempre com uma questão aberta. Convidando assim o leitor a uma reflexão sobre o texto que acabou de ler, o autor partilha também as suas próprias reflexões sobre cada tema.

Divertido, profundo e de fácil leitura enriquecido com conhecimentos capazes de transformar a percepção de cada um sobre a vida, este livro pode ser utilizado no ambiente empresarial em diversos contextos. Sendo uma excelente forma de convite ao debate para uma abertura de reunião, é também uma ferramenta muito útil em coaching, ensinando a olhar para os problemas de forma diferente torna-se numa fonte de inspiração para a solução dos mesmos.

Como Fernanda Tomás, Country Manager da Ericsson Portugal, tão bem parafraseou acerca deste livro “Se cada um de nós tiver a capacidade de, a partir de cada palavra, a partir de cada história, passar à reflexão e à acção, então a transformação da vida pode acontecer”.

Se quiser conhecer a reflexão do Ricardo Vargas acerca da história acima, pode adquirir já o seu livroaqui.

Os meios justificam os fins - livro de Ricardo VargasOs Meios Justificam os Fins

Os Meios Justificam os Fins é um livro sobre gestão e alinhamento de cultura empresarial. Mostra como podemos conseguir esse alinhamento fazendo uma gestão baseada em valores.

“A ética empresarial é o resultado das práticas que os gestores têm e permitem na empresa.”

“Os valores são força invisível por trás do comportamento humano. Entender essa força e gerir o seu uso pode fazer a diferença entre o sucesso e outra coisa qualquer.”

O Poder das Ideias

Ricardo Vargas publicou mas de cem artigos sobre liderança e gestão de pessoas ao longo de duas décadas dedicadas à Consultoria de Gestão.
Iniciou e assinou a coluna mensal “Ensaio” da revista Executive Digest entre 2006 e 2011.
Publicou nas revistas e jornais: Exame (de Portugal e do Brasil), Prémio, Ideias e Negócios, Semanário Económico, Vida Económica, Marketing Farmacêutico, Activa, Happy Woman, T&D (Brasil), Gazeta Mercantil (Brasil) além de revistas internas de empresas suas clientes, websites e blogs da especialidade.
O seu trabalho e os seus livros tiveram programas dedicados e entrevistas na TSF, RPL, Antena 1, CBN (Brasil), SIC Notícias e SIC Mulher.
Pela primeira vez, encontra-se reunida neste livro uma selecção dos seus melhores artigos. Cada um deles é uma pincelada que contribui para criar um fresco dos desafios e paradoxos da gestão de pessoas no século XXI.

Coaching: Ir mais Longe Cá DentroCoaching: Ir mais Longe Cá Dentro

Este livro é diferente de todos os outros que já leu sobre Coaching. Além de ser escrito por 24 coaches profissionais (dois dos quais da Consulting House, Ricardo Vargas e Nicole Eifler), acreditados pela ICF, a comunidade internacional de coaching profissional mais conhecida e prestigiada a nível mundial, este livro comemora o 10.º aniversário da existência desta comunidade em Portugal.
Mais do que um repositório de conhecimento, é uma compilação de saberes e de partilha de experiências – num pequeno tesouro para ser folheado e saboreado quando e como quiser. Nestas páginas, encontrará muitas (senão todas) das respostas que procura sobre coaching.

Nicole Eifler

Especialista em Liderança de Alta Performance

Categorias: | Innovation and Creativity | Self-Leadership |Winning Women| Advanced Communication Skills | Service | Leadership

Desenha à medida e realiza palestras para empresas e organizações locais e internacionais em português, inglês e alemão.

Eleita Campeã Ibérica de palestras de improviso em 2009 pelos Toastmasters Internacional, Nicole combina a sua paixão pela comunicação com grandes grupos com a partilha de ideias inspiradoras. Ela também falou em eventos Ignite e TedX. As suas palestras são marcadas por mensagens claras e objectivas e por um toque humano especial e divertido.

Winning Women

Uma palestra que nos faz reflectir sobre o papel da mulher no mundo do negócio e como pode uma mulher chegar ao topo.

Comunicação Eficaz

Uma palestra onde aprendemos tudo sobre o “quê” e o “como” de uma comunicação eficaz e eficiente.

Auto-Liderança

Uma palestra que nos desperta a encontrar a felicidade dentro de nós, utilizando estratégias que pessoas bem-sucedidas já utilizam naturalmente.

Storytelling

Uma palestra que nos ajuda a construir narrativas de sucesso empresarial que motivam equipas e alcançam objectivos ambiciosos.

Ideation/Innovation

Uma palestra que promove a aquisição de metodologias que permitem gerar ideias de negócio viáveis, seguindo um processo de inovação estruturado.

Accountability

Uma palestra que revela os factores que nos fazem sentir “accountable” e dá aos líderes dicas práticas de como criar condições para uma cultura de “accountability”.

A recompensa da resiliência

Uma palestra que nos inspira a superar desafios, a manter a nossa auto-disciplina e a lidar com o imprevisível, mantendo uma perspectiva positiva.

Coaching: Ir mais Longe Cá DentroCoaching: Ir mais Longe Cá Dentro

Este livro é diferente de todos os outros que já leu sobre Coaching. Além de ser escrito por 24 coaches profissionais (dois dos quais da Consulting House, Ricardo Vargas e Nicole Eifler), acreditados pela ICF, a comunidade internacional de coaching profissional mais conhecida e prestigiada a nível mundial, este livro comemora o 10.º aniversário da existência desta comunidade em Portugal.
Mais do que um repositório de conhecimento, é uma compilação de saberes e de partilha de experiências – num pequeno tesouro para ser folheado e saboreado quando e como quiser. Nestas páginas, encontrará muitas (senão todas) das respostas que procura sobre coaching.

TESTEMUNHOS

  • Miguel Ançã, DRH
    “O desenvolvimento e partilha de conhecimento é uma prioridade máxima para a Generali, nos tempos atuais não é possível dissociar ambos das tendências mais atuais do mercado Segurador, tais como, gestão da mudança, globalização, competitividade, mercado digital, novas tecnologias… Tendo em conta este contexto a Generali convidou o Ricardo Vargas a realizar uma palestra para os nossos colaboradores com o tema “Os Paradoxos da Mudança”, a qual veio a revelar-se um excelente contributo para encararem a mudança de forma aberta, como uma oportunidade de melhoria e para cumprirmos o nosso desígnio de encorajar e estimular um espirito continuo de aprendizagem nos nossos colaboradores. O Ricardo revelou-se um excelente orador, compreendendo e interiorizando claramente o objetivo que propusemos e conseguiu criar um impacto relevante nos nossos colaboradores com o seu carisma e empatia!”
    Miguel Ançã, DRH
    Generalli
  • Margarida Neves, Directora Geral
    "É em alturas de crise que as pessoas fazem a diferença, ou melhor que as atitudes e comportamentos fazem a diferença. Por isso lançámos o desafio a Ricardo Vargas de connosco e com os nossos parceiros de negócio partilhar a sua visão e reflexão sobre "Gerir em Tempos Incertos”. Os insights de Ricardo Vargas trouxeram uma abertura de mente, uma visão e uma aplicabilidade transversais a qualquer sector, área de negócio ou profissão. Esta sessão foi sem dúvida um sucesso pelo que nos fez mudar. "
    Margarida Neves, Directora Geral
    Johnson & Johnson
  • Daniel Araújo, CEO
    “A Palestra que contratamos ao Ricardo superou claramente as nossas expectativas, tanto no seu conteúdo como também na adequabilidade da mensagem e no impacto que acabou por causar aos participantes. O trabalho do Ricardo claramente enriqueceu o nosso evento anual e estamos seguros de que, no futuro, voltaremos a trabalhar com a Consulting House.”
    Daniel Araújo, CEO
    Exictos
  • Sandra Brito Pereira, Head of Knowledge
    "O Ricardo é um orador notável por vários motivos, por um lado prepara muito bem os temas e trata-os com a seriedade e profundidade necessária para os tornar credíveis e inteligíveis, por outro lado, consegue uma enorme proximidade com as suas audiências, quase como se as sentisse, adaptando o discurso e o tema ao tom mais apropriado e que efectivamente causa mais impacto e emoção nas pessoas que o estão sempre a ouvir muito atentamente. No nosso Strategic Management Programme em que o foco principal era trabalhar o tema da cultura corporativa e enfatizar a virtude das equipas multi-culturais e estratégias para mitigar as dificuldades na gestão das mesmas, pelo que lhe chamámos "Business Culture and Prejudice", tivémos testemunhos de colegas que nos referiram que a palestra tinha sido transformadora e que teriam evitado muitas dificuldades se a tivessem tido há mais tempo."
    Sandra Brito Pereira, Head of Knowledge
    Jerónimo Martins
  • Tarcísio Pontes, Director
    "A Consulting House merece a confiança do Millennium bcp na exposição de métodos e estilos de liderança para o sucesso, sobretudo junto de equipas comerciais. O Ricardo Vargas, em particular, tem conhecimentos e competências de comunicação raras no mercado e que muito valorizamos."
    Tarcísio Pontes, Director
    Millennium Banking Academy
  • Teresa Machado, Director de Vendas
    “As palestras do Ricardo são sempre oportunas e naturalmente eficazes. O Ricardo tem sempre o cuidado de aferir as necessidades dos clientes e trabalha e adapta as suas palestras às necessidades dos assistentes. Assim as pessoas identificam-se e reconhecem-se em muitas das histórias que partilha com a assistência, as soluções que apresenta são oportunas, aplicáveis e consequentemente motivadoras para quem assiste às suas palestras. Considero-o um excelente orador, tecnicamente muito bom. Assisti à sua última palestra sobre "A Ciência da Esperança".
    Teresa Machado, Director de Vendas
    Vorwerk México
  • Luís Toscano Rico, Director de Comunicação
    "Das diversas ocasiões em que a Companhia de Seguros Tranquilidade pôde contar com as suas intervenções, fundamentalmente em reuniões de dinamização comercial, Ricardo Vargas conseguiu sempre transmitir a mensagem certa, no momento certo, da forma certa. A sua invulgar capacidade de comunicar, sabendo transmitir com positivismo que para cada constrangimento existe um caminho para o ultrapassar, permite–lhe chegar sempre muito além do resultado que esperamos."
    Luís Toscano Rico, Director de Comunicação
    Seguros Tranquilidade
  • Isabel Padinha, Directora Comercial
    "As palestras de Ricardo Vargas são tão entusiastas quanto motivadoras. Envolvem-nos, mexem com os nossos pontos fracos, obrigam-nos a questionar e, por último, levam uma Equipa a procurar a excelência.O impacto da parceria com a Vorwerk tanto ao nível da Motivação como da Liderança deu frutos visíveis que se reflectiram com certeza num crescimento impensável superior a 300% em 4 anos."
    Isabel Padinha, Directora Comercial
    Vorwerk Portugal
  • José Borba Martins,  Water Business Leader Finance & Control
    "Quando olho para a última década, tentando lembrar-me dos 5 melhores seminários, coloco a palestra de Ricardo Vargas "Os paradoxos da mudança” em 1º lugar. Brilhante e muito útil. Uma experiência actualizada no panorama empresarial e político. Especialmente útil para os actores económicos mas também para os políticos em geral. Obrigado Ricardo."
    José Borba Martins, Water Business Leader Finance & Control
    Nestlé
  • Catarina Horta, HR Director
    "Ao fim de 1 minuto de palestra o Ricardo Vargas tem a plateia com ele, o que é fantástico. Mas mais do que a sua faceta de grande comunicador valorizo a forma como passa os conceitos sobre mudança e sobre mudança de comportamentos. É eficaz ao ponto de depois da sua palestra as pessoas utilizarem as suas metáforas e os seus conceitos como se fossem delas próprias. É a melhor validação de transmissão conceitos que já vi."
    Catarina Horta, HR Director
    Schering Plough
  • Joaquim Rafael, Director de Recursos Humanos
    " Em contexto de mudança permanente, a abordagem sempre objectiva e lucidamente estruturada de Ricardo Vargas, bem como o tom arrojado e clarificador de conceitos como a liderança e a ética dos valores e comportamentos empresariais, têm sido um denominador comum em todas as intervenções da empresa, e inequivocamente, importantes mais-valias para construir uma nova dinâmica de gestão”
    Joaquim Rafael, Director de Recursos Humanos
    Mc Donald's

PERGUNTE-NOS SOBRE A DISPONIBILIDADE DOS NOSSOS PALESTRANTES

Subscreva a nossa Newsletter