Academias de Formação

Uma academia de formação, universidade corporativa, campus, ou outro nome que se lhe dê, é uma arquitectura de aprendizagem que visa desenvolver competências estratégicas num tipo de público específico da empresa: líderes, trainees, chefias intermédias, especialistas, etc. A maioria das vezes o nome varia em função do público-alvo, da natureza das competências a desenvolver e da dimensão do programa.

PORQUÊ

Desenhe experiências de aprendizagem integradas com a estratégia do negócio. Desenvolva competências indispensáveis em funções estratégicas, que mais ninguém fora da empresa conhece tão bem. Controle o processo para organizar currículos de aprendizagem personalizados. Garanta a qualidade de conteúdos e formadores. Utilize a formação como veículo da cultura da empresa – especialmente importante em academias de liderança, porque os líderes são os principais vectores para a criação da cultura da empresa.

COMO

Estabelecemos três tipos de parcerias com os nossos clientes. Podemos ser: Strategic Partners, Know-how Partners e Delivery Partners.

Como Strategic Partners criamos a academia/universidade, desenhamos a arquitectura de aprendizagem, definimos requisitos para os conteúdos, recrutamos e selecionamos os parceiros de know-how, definimos a governance e participamos na gestão, avaliamos o impacto, medimos o ROI, e fazemos o revamp de academias ou universidades que não estão a funcionar como desejado.

Como Know-how Partners, fazemos a investigação, desenhamos conteúdos e mantemo-los actualizados, apoiamos os clientes na transformação do seu know-how interno em módulos de formação eficazes e entusiasmantes, e treinamos formadores do cliente para se tornarem mais eficazes. Também fornecemos conteúdos chave-na-mão. Isto é, criamos módulos que depois ficam propriedade intelectual dos clientes.

Como Delivery Partners, entregamos módulos de formação ao mais alto nível de qualidade, nas áreas pedagógicas em que lideramos. Por vezes em co-monitoria com o cliente. E actualizamos constantemente as metodologias de aprendizagem.

Em alguns projectos trabalhamos nas três capacidades. Em outros, apenas em uma ou duas.

O QUÊ

Como Strategic Partners fazemos sobretudo Academias de Liderança, Comerciais e de Serviço.
Como know-how partners fazemos academias técnicas em áreas críticas para os nossos clientes (engenharia, marketing).
Como delivery partners entramos em várias universidades corporativas de grandes empresas portuguesas e multinacionais.

DESTINATÁRIOS

Estamos neste momento a desenvolver e implementar academias em Portugal, México, e Suíça. Temos clientes com academias implementadas em áreas da Distribuição, Serviços, Direct Sales e Banca.

O que dizem os nossos clientes

  • Sandra Barranquinho, DRH
    “O Líder AKI foi um dos principais projetos de suporte à transformação humana que decidimos lançar no contexto do nosso novo projeto empresa de proximidade. O papel dos líderes foi absolutamente estratégico na gestão da mudança. Aliás, acreditamos que foi a chave de sucesso, a alavanca de todas as mudanças que nos permitiram avançar no sentido pretendido.”
    Sandra Barranquinho, DRH
    AKI
  • Sofia Mendoça, DHR
    "A fase de grande transformação que hoje vivemos nas empresas obriga-nos a lidar com desafios cada vez mais exigentes a uma velocidade cada vez maior. Todas as intervenções da Consulting House, nomeadamente na vertente da Liderança e desenvolvimento de competências, têm sido uma grande ajuda, contribuindo determinantemente para o caminho de evolução que a McDonald’s Portugal está já a fazer rumo à Gestão do futuro. É um grande orgulho para nós, conseguirmos ver os resultados do investimento que fazemos no desenvolvimento das nossas pessoas, e com a Consulting House, conseguimos vê-lo sem dúvida."
    Sofia Mendoça, DHR
    McDonalds

PREPARADO PARA COMEÇAR A (R)EVOLUÇÃO?

Subscreva a nossa Newsletter