16 Janeiro, 2011
Posted in Imprensa
6 Março, 2018 Ricardo Vargas

Gestão de talento personalizada

In Human

A tendência de personalização no mercado é irreversível. Inicialmente as empresas procuraram ajustar os seus serviços e produtos às necessidades individuais de cada cliente. Depois criaram as condições para que cada cliente formatasse uma experiência de acordo com as suas necessidades momentâneas. Passámos de um serviço igual para todos, para um ajustamento a cada cliente e depois para um ajustamento às necessidades/emoções do momento. Do “é sempre assim” para o “eu prefiro assim” para “hoje apetece-me assim”. Habituámo-nos a isto e gostamos.

 

 

Na gestão do seu talento, a maioria das empresas continua a pensar em termos de experiência uniforme para todos, com pequenas variações para grupos de pessoas. Ainda não estamos na definição de experiências individuais, combináveis de acordo com o que faz sentido para a pessoa no momento.

Um profissional hoje tem um portefólio de competências. Isto significa que poderá ter vários talentos, uns mais úteis para a empresa, outros menos. Mas a utilidade dos talentos também muda em função do contexto e da estratégia. Reter os melhores profissionais não se faz só com programas gerais, com pequenas variações. É preciso dar a cada profissional a possibilidade de criar a sua própria experiência de desenvolvimento, o seu percurso único, mantendo ao mesmo tempo a equidade e comparabilidade globais.

É preciso dar a cada profissional a possibilidade de criar a sua própria experiência de desenvolvimento, o seu percurso único, mantendo ao mesmo tempo a equidade e comparabilidade globais.

Cada profissional é responsável pela gestão do seu talento. Ainda que delegue essa responsabilidade na empresa, esta não deve assumir tal delegação como uma desistência. As empresas que mais rápido e melhor conseguirem implementar processos de personalização total das experiências de gestão de talento são as que vão atrair e reter os melhores colaboradores..

A experiência de gestão de talento é uma dimensão particular da employee experience valorizada pelas novas gerações. Os millennials sabem que se não se desenvolverem continuamente, estão fora do mercado. Mas querem poder desenhar o sentido desse desenvolvimento, para tomar conta das suas vidas. As empresas que o facilitarem serão as vencedoras.

Outras Sugestões

,
Free eBook - Pandemic Lessons for Top Management Teams