Celebra-se hoje o #InternationalConsultantsDay, promovido pela International Council of Management Consulting Institutes (ICMCI), que destaca o importante papel dos consultores de gestão!
Queremos celebrar a experiência e excelência da nossa equipa na Consulting House e, por isso, entrevistámos cada um dos nossos consultores internacionais. Leia abaixo a entrevista a Melany Colmenero.
O que é para ti a consultoria?
Para mim, a consultoria é uma oportunidade única de ajudar os clientes a resolver problemas e enfrentar desafios de forma eficaz. É um papel que me permite atuar como catalisador de mudanças e apoiar na tomada de decisões estratégicas.
Tenho o privilégio de colaborar com os clientes, entender as suas necessidades, analisando a sua situação atual e fornecendo insights e soluções personalizadas para alcançarem a situação desejada. É uma oportunidade de utilizar a minha experiência e conhecimento para orientar os clientes na definição de metas claras, identificação de oportunidades de melhoria e implementação de planos de ação.
Um aspecto importante é a capacidade de ver além do óbvio e explorar diferentes perspectivas. Muitas vezes, os clientes enfrentam problemas que nem sabem ainda bem formular e, aqui, consigo ajudá-los a ver um pouco mais além e a delinear o caminho necessário para alcançar os resultados desejados.
Acredito que a consultoria é muito mais do que apenas dar conselhos ou recomendações. É uma parceria de colaboração onde trabalho lado a lado com os meus clientes, ajudando-os a superar desafios, alcançar resultados e impulsionar o sucesso das suas empresas. Permite-me fazer a diferença e contribuir para o crescimento e o desenvolvimento de organizações em todo o mundo.
Qual a tua formação académica/experiência profissional relevante para esta função de consultora?
Acredito que a minha formação académica e experiência profissional fornecem uma base sólida para o meu trabalho como consultora. Sou psicóloga clínica de formação, o que me permite compreender profundamente o funcionamento humano, as dinâmicas interpessoais e os desafios emocionais que podem surgir nas organizações. Além disso, tenho também formação em coaching, o que me confere uma vantagem adicional.
A formação em coaching traz uma perspetiva única para a minha abordagem como consultora. Permitiu-me desenvolver competências específicas para melhor ajudar os meus clientes a definirem objetivos claros, explorarem o seu potencial máximo e a adotarem uma mentalidade de desenvolvimento contínuo. Através do coaching, consigo apoiar os clientes na identificação de soluções, no planeamento estratégico e na superação de desafios.
A combinação desta com a minha formação em psicologia clínica permite-me ter uma visão abrangente das necessidades dos meus clientes e abordar questões tanto a nível individual como organizacional. Essa diversidade de conhecimentos e abordagens enriquece o meu trabalho, permitindo-me adaptar-me às necessidades específicas de cada projeto e proporcionar soluções personalizadas e eficazes.
O que te motivou a tornares-te consultora?
Foram várias as razões que me levaram a escolher este caminho. Em primeiro lugar, tenho uma motivação intrínseca de muita minha curiosidade e desejo constante de aprendizagem. Como consultora, estou constantemente exposta a novos desafios e situações complexas, o que me permite estar sempre a aprender e a crescer como profissional. Esta constante busca pelo conhecimento e aprimoramento é algo que me traz imenso prazer e satisfação.
Além disso, sou uma pessoa orientada para a solução. Gosto de ajudar os clientes a encontrar caminhos e descobrir resultados que possam impulsionar o sucesso das suas empresas ou organizações. A possibilidade de trabalhar de forma colaborativa com os clientes, identificando e superando obstáculos, é algo que me motiva profundamente.
O desafio constante que a profissão de consultora oferece, é também muito importante para mim. Não estou sempre a lidar com os mesmos problemas e/ou os mesmos clientes. A diversidade de projetos e contextos nos quais atuo mantém-me engaged com o meu trabalho. Cada desafio novo traz consigo a oportunidade de aplicar a minha experiência e conhecimento de forma única, procurando soluções criativas.
O que é ser uma Consultora Internacional (vs. nacional)?
Ser consultora internacional traz consigo vantagens e desafios únicos em comparação com atuar apenas no âmbito nacional. Uma das principais vantagens é a capacidade de trazer perspectivas e insights de negócios de outros países e culturas. Ao trabalhar em projetos internacionais, sou exposta a diferentes realidades e contextos empresariais, o que me permite ampliar a minha visão e pensar “além-fronteiras”.
A consultoria internacional exige uma compreensão profunda das diferenças culturais de cada país em que atuo. Isto significa adaptar as minhas estratégias e abordagens para garantir que estão alinhadas com as particularidades e necessidades de cada mercado. É necessário ter sensibilidade intercultural e competências de comunicação eficazes para criar relações sólidas com os clientes.
Também implica estar atualizada sobre as tendências e melhores práticas globais na minha área. Tenho de estar constantemente atualizada sobre as mudanças e inovações que afetam o cenário empresarial internacional, para fornecer soluções relevantes e eficazes aos meus clientes. Para mim, é, sem dúvida, uma oportunidade emocionante e enriquecedora para expandir horizontes, contribuir para o sucesso de empresas em diferentes partes do mundo e desenvolver competências profissionais valiosas.
Existe algum aspeto único sobre a tua abordagem como consultora que gostarias de destacar?
Aquilo que me destaca como consultora é a minha capacidade de estabelecer relações de verdadeira parceria com os clientes. Tenho um elevado nível de envolvimento e entrega, promovendo a transparência e honestidade nas minhas interações. Gosto de colocar todas as cartas na mesa, o que leva os resultados a um patamar superior. Acredito que a confiança e o envolvimento genuíno são essenciais para construir relações sólidas e alcançar resultados excecionais nos projetos em que trabalho.