28 Maio, 2020
Posted in Imprensa
21 Agosto, 2017 Consulting House

Entrevista a Nicole Eifler, co-autora do livro “Coaching: ir mais longe cá dentro”

Nicole Eifler, Manager da Consulting House, é uma das autoras do livro “Coaching: ir mais longe cá dentro” que vai ser lançado no próximo dia 17 de Maio para comemorar os 10 anos da International Coach Federation – ICF, em Portugal.

Consulting House (CH): Qual é o balanço que fazes destes 10 anos da ICF em Portugal?
Nicole Eifler (NE): A ICF Portugal é uma comunidade que cresceu. Não apenas a nível de número de membros mas também a nível de conteúdo. Hoje em dia é uma comunidade muito activa que solicita uma participação activa também da parte dos coaches membros. Na minha percepção é uma comunidade ICF muito à frente, mesmo a nível internacional. A prova disso é o livro que escrevemos em conjunto.

CH: Qual tem sido a tua experiência enquanto coach profissional em Portugal? O que distingue a prática da profissão aqui e lá fora?
NE: As diferenças não são assim tão grandes. As pessoas procuram o coaching para encontrarem uma resposta a uma situação actual que querem resolver. Talvez lá fora o foco seja mais no encontro desta solução. Enquanto aqui os coachees embarcam mais numa verdadeira viagem de auto-descoberta. Em geral, eu experiencio os portugueses como um público muito informado e interessado e isto mostra-se também no processo de coaching.

CH: És uma das 24 coaches profissionais autoras deste livro comemorativo. Desvenda-nos um pouco do que falas no teu capítulo.
NE: Aproveitei a participação neste livro para abordar um tema que pessoalmente faz muito eco comigo. No capítulo partilho a minha experiência com coaching para mulheres em posições de liderança. É um tema muito relevante para as mulheres de negócio uma vez que a taxa das mulheres nos níveis intermédios de gestão em Portugal é uma das mais elevadas na europa e ao mesmo tempo a representação feminina na administração das empresas é uma das mais baixas. Revelo no meu capítulo quais os desafios que as mulheres sentem e o que um processo de coaching lhes pode fornecer. Vale a pena ler.

CH: Mais do que um livro que marca uma era da ICF em Portugal, o que podem os leitores esperar deste livro?
NE: Diria que é um handbook cheio de experiências, dicas e práticas que os coaches ICF partilham, dando resposta às perguntas que as pessoas possam ter sobre o coaching.

CH: Obrigada Nicole.

Outras Sugestões