Quando é que se torna necessário fazer mudanças na cultura organizacional? Quando existe um gap entre aquilo que é a performance actual da organização e aquilo que os clientes esperam receber dela. Ainda, quando a direcção tem uma visão de futuro para a organização diferente do seu actual posicionamento.
Um processo de mudança de cultura organizacional deve passar por diferentes fases para que consiga alcançar o sucesso. Algumas destas fases poderão ser realizadas internamente, com a ajuda dos Recursos Humanos, outras tendem a ser mais bem-sucedidas, mais rápidas e mais fidedignas quando realizadas por consultores externos à organização. Sugerimos aqui 10 passos a seguir na realização de um processo de mudança de cultura organizacional:
1. Comece por fazer um bom diagnóstico da situação actual, o que implica conhecer múltiplos aspectos dentro da organização: desde o estilo de gestão aos planos estratégicos, passando pelo clima, sistemas de recompensas e benefícios, salários, estilos de liderança e chegando até à missão e aos valores da organização. Recolha as opiniões de todos os colaboradores, utilizando diferentes metodologias (questionários online, focus groups, etc).
2. Crie grupos constituídos por colaboradores de diferentes níveis hierárquicos e encontre o perfil da cultura organizacional desejada para o futuro.
3. Identifique os gaps entre a situação actual e a situação desejada, para se perceberem as mudanças a implementar. Nesta fase é fundamental perceber as implicações destas mudanças e decidir o que realmente vai ser objecto de mudança e o que se opta por não alterar. Até aqui será útil recorrer a um consultor externo que, pelo seu distanciamento face à organização, seja capaz de uma análise imparcial e objectiva.
4. Seleccione o comité de acompanhamento responsável pela gestão e pela implementação do processo de mudança cultural. Esta equipa deverá incluir os RH e o Top Management mas também representantes dos diferentes níveis hierárquicos e funcionais na organização. Para que o processo seja bem sucedido, tem necessariamente de existir um dialogo aberto e transparente entre todos os elementos. Ouça todas as sugestões, valorize os contributos, envolva as pessoas na mudança. É fundamental ter a empresa do seu lado para que a mudança aconteça.
5. Cabe ao comité desenvolver um plano de acção estratégico: sugerimos que se identifiquem as acções menos complexas que possam ser implementadas de imediato, implementá-las, comunicar a toda a empresa o que foi feito e celebrar as conquistas alcançadas.
6. Tenha um plano de comunicação interna e informe todos os colaboradores do que está a acontecer com regularidade. Quando as pessoas não têm informação tendem a criar a sua própria, através dos rumores e boatos. Paralelamente crie uma forma de recolha das opiniões sobre as novas medidas implementadas e dê-lhes a devida atenção, não deixando sem resposta nenhuma ideia, sugestão ou crítica. Os colaboradores precisam sentir que, de facto, as suas opiniões contam.
7. Estabeleça formas de avaliação do processo, com métricas bem definidas, transparentes e que sejam do conhecimento de todos.
8. Promova o alinhamento de todas as chefias, quer através de acções de formação sobre a temática da liderança que proporcionem uma linguagem e uma forma de trabalho comum, quer através de acções que os apoiem no seu papel de agentes de mudança junto das equipas.
9. Em conjunto com as chefias, identifique as atitudes e competências que cada colaborador precisa desenvolver para estar totalmente alinhado com a nova cultura.
10. Estabeleça um plano de desenvolvimento individual para cada colaborador de acordo com as necessidades identificadas. Estas acções podem ser formação em sala, formação on the job ou coaching.
A Consulting House trabalha com metodologias de diagnóstico de diferenças culturais e com ferramentas de gestão da mudança que nos permitem atingir objectivos e apoiar os nossos clientes em todas as fases do processo de desenho e implementação da nova cultura: definição, comunicação, vivência e internalização.
Nos últimos 20 anos os nossos consultores têm desenvolvido projectos de gestão de cultura, aquisições e fusões em diversos clientes nacionais e internacionais. Os nossos projectos caracterizam-se por uma relação de total parceria e proximidade com o cliente, desenvolvendo em conjunto cada fase do projecto e avaliando os seus resultados em função dos objectivos a alcançar.
Outras Sugestões
![O engano dos pobres](https://consulting-house.eu/wp-content/uploads/2006/07/03B65166-800x500.jpg)