22 Agosto, 2017
Posted in Blog
10 Fevereiro, 2019 Consulting House

Career ownership
com base no Reiss Motivation Profile

Desenhar planos de carreira alinhados com motivações individuais e oportunidades na empresa.

O CLIENTE: Energias de Portugal (EDP)
O DESAFIO

Mobilizar High Performers para a definição, construção e execução activa dos seus planos de carreira.

OS RESULTADOS

Novas oportunidades de carreira concretizadas. Uma visão estratégica do percurso individual na empresa. Consciência do impacto dos valores pessoais na definição de carreira. Ownership da gestão de carreira pelos participantes.

A indústria energética sempre foi um pilar essencial para o bem-estar humano e desenvolvimento económico. Em Portugal, na última década, deparou-se com inúmeros desafios, entre os quais equilibrar as necessidades de desenvolvimento e diversificação com os compromissos assumidos a nível ambiental.

A Energias de Portugal (EDP) é a empresa líder no sector energético em Portugal. Presente em 14 países e quatro continentes emprega em Portugal mais de 6.000 colaboradores.

Para fazer face aos desafios e à necessidade de inovação e crescimento, a EDP aposta na capacitação dos seus colaboradores sabendo que são o maior activo que detém. Desde que são integrados na empresa os colaboradores entram num ciclo robusto de desenvolvimento e formação. Para além do acesso a acções formativas singulares, podem ser convidados a participar em programas de desenvolvimento customizados.

“O career couselling ajuda-nos a tomar decisões informadas sobre as nossas opções de desenvolvimento e percurso profissional, com o apoio de um conjunto de métodos e instrumentos, que dão um contributo, de uma forma mais estruturada e isenta, para o atingimento dos objetivos definidos. O Reiss Motivation Profile é um dos instrumentos que nos pode apoiar nesse processo e oferece-nos uma “impressão digital” em termos do que são as nossas motivações básicas e vitais e dos nossos valores proporcionando um novo olhar sobre a personalidade humana e sobre as diferenças interpessoais, contribuindo para melhorar o nosso autoconhecimento.”

PAULA CARNEIRO, DIRETORA DE RECURSOS HUMANOS DA EDP ENERGIA

Um desses programas diferenciadores é o Energizing Development Program. De dois em dois anos a EDP promove uma nova edição. O objectivo é investir num grupo de colaboradores – high performers – para que estes possam adquirir mais conhecimento, competências e ferramentas e, com isso, serem capazes de provocar mudança positiva na Organização. Ao longo dos anos o programa tem integrado diferentes componentes: acções formativas, projectos ou trabalhos transversais à empresa, acesso a uma extensa rede interna de contactos, e ainda um programa interno de mentoria.

Para a edição 2017-2018 pretendia-se enriquecer o programa com: 1) reflexão sobre competências, objectivos e ambições de carreira; e 2) criação pelos próprios de um plano individual de desenvolvimento accionável alinhado com as oportunidades existentes na EDP.

Podendo optar por um processo de Career Counseling tradicional, a Consulting House propôs adicionar uma componente inovadora. Era fundamental assegurar que estes high performers se sentissem genuinamente responsáveis pelas suas escolhas e investidos no seu auto-desenvolvimento. Por este motivo foi incluída uma ferramenta de avaliação motivacional – o Reiss Motivation Profile (RMP). Este instrumento inovador, validado cientificamente, possibilita um ganho de consciência sobre as necessidades e valores pessoais do indivíduo. A sua utilização permitiria aos participantes uma análise e reflexão fundada sobre a sua situação presente, escolhas e objectivos de carreira futuras.

“Foi um dos aspetos que os colaboradores mais valorizaram pelo facto de ser uma oportunidade para refletirem sobre a sua carreira com alguém externo à EDP, que os ajudou a questionarem-se. O programa ainda não terminou mas do feedback informal que fomos obtendo, o counselling é uma das experiências que os participantes mais salientam.”

Filipa Lemos, Corporate HR Specialist – Career and Mobility na EDP Energia

Foram seleccionadas 31 pessoas para integrar o programa, de diferentes estruturas orgânicas da empresa, com funções distintas, perfis técnicos e funções de liderança informal ou formal.

A Consulting House promoveu três sessões espaçadas no tempo de forma a acompanhar estes indivíduos ao longo do programa. Partiu-se do perfil motivacional, possíveis definições de carreira e exploração do que os participantes ambicionavam para se construir um plano de acção. Estes três momentos distintos permitiram a continuidade, redesenho e consolidação do plano de carreira que se foi compondo.

Aquilo que os participantes apontaram como uma das maiores mais-valias do processo de Career Counselling assente no RMP foi a oportunidade de tomar decisões de uma forma mais consciente. Por outras palavras, o autoconhecimento foi fundamental para definir objectivos e traçar possíveis caminhos de desenvolvimento que conciliavam os interesses do próprio e da empresa.

“Com o processo de Career Counselling ganhei a capacidade de estruturar um processo de desenvolvimento profissional e alinhá-lo com motivações básicas. Acredito que saio do processo com uma visão diferente sobre a forma como penso e oriento o meu percurso profissional, estando mais alerta para a necessidade de ter um papel activo na definição da minha carreira.”

André Coelho, Técnico Superior Especialista na EDP Energia

De entre os ganhos mencionados pelos participantes salientam-se os seguintes: desafiar premissas e ideias consolidadas sobre quem são como profissionais; maior compreensão dos seus comportamentos e atitudes em diferentes contextos; ganho de perspectiva sobre o funcionamento da Organização e de como eles próprios são os agentes centrais na definição dos seus percursos; ownership da definição da própria evolução individual. Destaca-se ainda que, de entre os participantes que ambicionavam uma nova oportunidade de carreira, 6 conseguiram que esta se concretizasse ainda no decorrer do programa Energizing.

No final do processo, todos os participantes tinham pensado na sua carreira dentro da EDP e traçado objectivos a curto, médio e longo prazo. Saem deste programa a agradecer o investimento que e empresa fez neles, comprometidos com a Organização e com as acções que definiram realizar. Melhor do que antes, compreendem o quão importante é conhecerem-se a si mesmos e aquilo que os move e de procurarem activamente viver de forma alinhada com os seus valores e motivações pessoais, na vida privada como na profissional.

Nas palavras de Paula Carneiro, Diretora de Recursos Humanos da EDP Energia, “O career couselling ajuda-nos a tomar decisões informadas sobre as nossas opções de desenvolvimento e percurso profissional, com o apoio de um conjunto de métodos e instrumentos, que dão um contributo, de uma forma mais estruturada e isenta, para o atingimento dos objetivos definidos. O Reiss Motivation Profile é um dos instrumentos que nos pode apoiar nesse processo e oferece-nos uma “impressão digital” em termos do que são as nossas motivações básicas e vitais e dos nossos valores proporcionando um novo olhar sobre a personalidade humana e sobre as diferenças interpessoais, contribuindo para melhorar o nosso autoconhecimento.”

“Ajudou-me a pensar no meu percurso profissional e a descobrir outras áreas que me podiam interessar dentro do Grupo EDP. O perfil motivacional foi de facto uma surpresa por perceber como determinados valores têm impacto nas minhas decisões e nos meus comportamentos. Achei muito curioso como algo tão intrínseco tem impacto sem quase darmos conta disso mesmo.”

Cátia Gonçalves, Gestora de Canal e Campanhas na EDP Energia

Outras Sugestões