30 Novembro, 2018
Posted in Blog
6 Janeiro, 2020 Consulting House

Apresentações PowerPoint – diversão ou desastre?

 

Já assistiu àquele tipo de apresentações com recurso a PowerPoint (PPT) em que o principal impacto é pôr a audiência – entre o suspiro e o bocejo – a desejar avidamente o final?

 

Referimo-nos àquelas apresentações enfadonhas, com dezenas de slides carregados de informação, em letras quase invisíveis, nas quais as (poucas) imagens surgem distorcidas e em que o orador faz sobretudo uso da sua competência de leitura…

 

 

Se este cenário lhe é familiar, ousamos dar-lhe um pequeno “consolo” e uma “boa notícia”. O “consolo” é o de que o uso errado e abusivo da ferramenta PPT não é um fenómeno português, mas mundial. Já a “boa notícia” é a de que as apresentações a que assiste não têm de continuar a ser assim.

 

Conseguem-se apresentações de qualidade muito superior, entusiasmantes, com recurso, quer a slides bem construídos, quer a outros meios de suporte. Sabia que a investigação demonstra que, desta forma, se pode ter um impacto 3 a 5 vezes mais elevado na audiência?

 

Foi para chamar a atenção para o fenómeno do (ab)uso errado do PPT que, na Suíça, surgiu o Anti PowerPoint Party (APPP), um movimento internacional que pretende pôr fim à exposição passiva e enfadonha das apresentações PPT.

 

Os números são estonteantes! Tome nota! O APPP estima que a economia suíça sofra um prejuízo anual de 2,1 biliões de francos suíços, resultante do excesso de apresentações em PPT. Estes argumentos numéricos do APPP dão-nos razão: na formação TEDable Presentations®, uma marca registada da Consulting House, pomos fim à prática de apresentações aborrecidas e transformamos os nossos participantes em comunicadores inspiradores.

 

O APPP defende o uso de flipchart para tornar as apresentações mais interessantes. Na Consulting House concordamos, mas vamos mais longe. Usamos uma combinação equilibrada entre vários meios de comunicação, em que os slides bem construídos podem ser um dos meios mais fascinantes:

 

  • – Apresentador em si: é o meio de comunicação mais impactante, se usar a voz e o corpo eficazmente;
  • – Slides: quando construídos com simplicidade, naturalidade e elegância aumentam o entendimento da mensagem;
  • – Histórias: se forem bem contadas envolvem a audiência ao nível emocional;
  • – Sketches: aumentam a memorização com a visualização de conceitos;
  • – Sessões de perguntas e respostas: respondem às necessidades individuais dos participantes;
  • – Desenhos simples no FlipChart: activam as duas partes do cérebro.

 

Em 95% dos casos a sua apresentação ganha impacto, se o PPT constituir apenas uma ferramenta de apoio ao comunicador e não a comunicação em si mesma. Reivindique, a partir de hoje, apresentações de qualidade na sua organização.

 

Outras Sugestões

,
Free content - Skills for the Future of Life