6 Março, 2018
Posted in Imprensa
17 Maio, 2021 Consulting House

Desenvolvimento Estratégico:
a Vitamina para o sucesso

Desenvolver um ecossistema de aprendizagem que alinhe comportamentos com estratégia.

O CLIENTE: JMD
O DESAFIO

Criar um programa de desenvolvimento que seja um pilar estratégico e cultura.

OS RESULTADOS

VitaminaL: uma Academia para toda a organização que vem moldando mindsets e forma de actuar de todos.

A JMD, maior Distribuidor alimentar em Portugal, empresa que pertence à Sociedade Francisco Manuel dos Santos e fundada em 1921, representa e comercializa marcas internacionais em Portugal, tais como Kellog’s, Heinz, Pringles, Merci, Barilla ou Evian.

 

A actuação e sucesso da empresa assentam no poder das parcerias, trabalhando em conjunto com as marcas no desenvolvimento do seu negócio. Mais do que um intermediário, a JMD é um parceiro estratégico das marcas que representa, criando valor através do seu know-how estratégico, de marketing e dos canais de distribuição. Por isso, os seus colaboradores são “estrategas, consultores e gestores” das marcas que representam e dos clientes nos canais em que operam.

 

Deste modo, a JMD descreve-se a si própria como “uma companhia de cérebros”, cujo principal activo são as pessoas e a sua capacidade de pensar e aprender. Por isso, o desenvolvimento das pessoas é considerado prioritário e uma estratégia essencial para o sucesso.

“senti a grande mais valia de ter alguém de fora a fazer todas as perguntas difíceis e a desafiar-nos, tendo sido um ponto de partida essencial para o sucesso do programa, e criando-se uma verdadeira parceria.”

Helena Bento, CEO, JMD

Com uma força de trabalho caracterizada por uma elevada antiguidade e com pessoas provenientes sobretudo do sector do retalho, a companhia passou por um processo de mudança de cultura, em que 25% de força de trabalho mudou. Esta situação despertou ainda mais o Sonho e necessidade de implementar um programa estratégico de desenvolvimento das pessoas que: 1) alinhasse competências necessárias, atitudes e linguagem para preparar as pessoas para o dia-a-dia de constante mudança; 2) promovesse uma cultura de accountability, energizando e comprometendo as pessoas pelo seu contributo individual; 3) preparasse os colaboradores para concretizar a estratégia e ambição da companhia.

 

Com isso em mente, a JMD desafiou a Consulting House, enquanto estrategas no desenvolvimento de pessoas, a co-construir o desenho e implementação de uma Academia que integrasse todos os layers da organização.

 

A parceria teve como pontapé de saída uma acção que se revelou crucial: um Workshop, para garantir o desenho de um programa absolutamente estratégico e com o máximo de potencial de eficácia. Este momento, que faz parte da abordagem da Consulting House neste tipo de projectos, permitiu: “destilar” a informação já recolhida internamente; identificar o gap entre a Visão da JMD e onde os colaboradores se encontravam; quais as acções e conteúdos que permitiriam ‘fechar’ esse gap; clarificar os factores-chave de sucesso na construção e implementação do programa). Nas palavras de Helena Bento (CEO), “senti a grande mais valia de ter alguém de fora a fazer todas as perguntas difíceis e a desafiar-nos, tendo sido um ponto de partida essencial para o sucesso do programa, e criando-se uma verdadeira parceria.”

Fruto deste trabalho, nasceu a VitaminaL – Activate your Learning: uma Academia de desenvolvimento, para todos os layers da companhia (incluindo CEO) e em cascata. No total existem 13 temáticas a serem abordadas, de forma segmentada e ajustada ao target, criando uma dinâmica especial em que há um alinhamento e exigência entre todos. É também um programa de re-skilling de longo prazo, que se integra no dia-a-dia das pessoas e dinâmico, com interligação entre os módulos, com a própria realidade e com conversas e ajustes recorrentes. A título de exemplo, num dos módulos nasceu uma iniciativa dos próprios participantes para implementar uma mudança nas reuniões na companhia toda, que está já a ser adoptada por todos.

 

Após 1 ano de implementação da VitaminaL, com mais de 65 colaboradores formados, são vários os impactos já visíveis na organização, tais como:

  • Equipas hoje trabalham mais lado a lado, e menos em silos
  • As chefias intermédias passaram a desenvolver mais as suas equipas
  • As pessoas estão mais autónomas e assumem a sua responsabilidade individual de gerar valor, havendo maior iniciativa por oposição a um pensamento “Devia haver!”
  • A forma de pensar e tomar decisões tornou-se mais estratégica por parte dos colaboradores
  • Existe uma promoção da qualidade, com as equipas a desafiarem as chefias e vice-versa

Por fim, o testemunho de Helena Bento reflecte a relevância que esta iniciativa tem na organização e da importância de construí-la e pensá-la de forma aprofundada: “A parceria com a Consulting House no desenvolvimento da nossa VitaminaL foi uma prova que juntos podemos ser mais eficazes e garantir a maximização do impacto do investimento feito. A metodologia de co-criação foi um factor crítico de sucesso porque garantiu que as perguntas difíceis eram feitas para entender o enquadramento deste desafio, assegurou uma estruturação muito clara dos objectivos por layer organizacional e só depois a definição de conteúdos. À data de hoje toda a JMD foi ou está a ser Vitaminada. Acredito que investir nas pessoas é investir no futuro e sustentabilidade de negócio, mas também na humanidade. Seres humanos mais realizados e felizes farão certamente melhores organizações.”

Outras Sugestões

Free eBook - Pandemic Lessons for Top Management Teams