9 Agosto, 2014
Posted in Blog
28 Maio, 2020 Consulting House

A minha motivação é que manda

 

Qualquer organização depende das suas pessoas para ser bem-sucedida no mercado. O papel que estas exercem nos resultados da organização determinado pela sua motivação para a realização das tarefas. Sem motivação, nada feito. A motivação determina o nosso nível de entrega às tarefas. É a sua motivação que vai “decidir” quanto esforço e dedicação emprega na realização das suas tarefas, e que vai impactar no seu produto final.

 

 

A literatura enumera vários factores que podem estar subjacentes à desmotivação dos colaboradores, tais como:

  • Instabilidade da função/organização,
  • Falta de comunicação com a chefia,
  • Conflitos entre colegas,
  • Falta de oportunidades de progressão na carreira e de desenvolvimento profissional e pessoal,
  • Remuneração abaixo das expectativas,
  • Etc.

 

A motivação refere-se “àquilo que existe dentro de nós, e não à nossa volta, que nos leva, nos impulsiona, nos move de uma forma ou de outra” (Sprenger, 2005). De acordo com o mesmo autor, “motivação” é também entendida como “direcção”, uma intervenção que nos direcciona e impele a uma determinada acção. “Motivar” pode ter assim os seguintes significados:

 

1. Transferir determinados motivos a alguém que antes não os tinha

2. Identificar motivações individuais e encontrar forma de proporcionar a sua concretização

3. Atribuir significado e/ou importância relativa a determinadas condutas

4. Desencadear entusiasmo

5. Estimular

 

Dar “Direcção” ou “Motivar” é um dos principais papéis das chefias e dos responsáveis de recursos humanos das organizações. É necessário transmitir (claramente) aos colaboradores a missão e os valores da organização e alinhá-los com a mesma, ao mesmo tempo que se tem de aferir quais as suas motivações individuais e arranjar forma de as satisfazer. Na delegação de tarefas é necessário explicar o significado e importância destas para o alcance de objectivos individuais e organizacionais. A manutenção do entusiasmo com a função e com a organização deve ser estimulado ao longo do tempo. Tudo isto irá influenciar o comportamento do colaborador e mantê-lo motivado para desempenhar o seu trabalho.

Artigo originalmente publicado a 3 de dezembro de 2018

 

 

Outras Sugestões

,